Um show de simpatia, inteligência, talento, carisma e bom humor. Foi isso que o público testemunhou no Bate-papo com o Festival: Gilberto Gil, que aconteceu nesta quarta-feira, 28 de outubro. A conversa, que contou com tradução simultânea em libras, foi mediada pela cantora e pianista Maíra Freitas, direto do Centro Cultural Sesi e teve transmissão ao vivo pela plataforma InnSaei.TV, pelo Facebook e pelo Canal de YouTube do Festival. Gil resgatou memórias, respondeu às perguntas do público e falou sobre o que está assistindo durante o isolamento social. 

Abrindo a live, a produtora executiva do FCV, Larissa Delbone, deu as boas vindas ao homenageado da 27ª edição do evento. “Para a gente é uma honra enorme te receber. Todo mundo que é brasileiro, que gosta de cultura, passou pelo seu olhar. Obrigado por aproximar os Brasis e por aceitar a nossa homenagem. Ter você e Maíra, juntos, no Festival de Cinema de Vitória é a realização de um sonho”. 

Quem também recepcionou o artista foi o Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande. “Estamos aqui te desejando as boas vindas, mesmo que de forma virtual. O Gil é um patrimônio do povo brasileiro. Para nós é uma alegria poder recebê-lo aqui e estar abrindo esse festival e alimentando a nossa cultura. O povo capixaba fica muito feliz com a sua presença e eu, pessoalmente, fico muito feliz por admirar muito o seu trabalho e por saber do seu equilíbrio e a responsabilidade das suas posições nesse mundo em que estamos vivendo”. 

A equipe nos preparativos para a o Bate-Papo com o Festival: Gilberto Gil. Foto: Tati Hauer

A conversa teve início com Gil falando das suas memórias como espectador da sétima arte ainda criança, no interior da Bahia. “De vez em quando, um daqueles mascates, um daqueles vendedores ambulantes que andavam pelo sertão, levavam uma câmera e escolhiam um lugar na cidade e passavam uns pedaços de filmes” relembra o artista.

Mas foi na adolescência que o cinéfilo Gil nasceu. “Sou um espectador atento e muito próximo do cinema. Eu tomei contato com filmes, exibidos regularmente, com uma programação variada, quando eu fui para Salvador estudar, entrando na adolescência. Foi quando me tornei um fã absoluto de cinema. Era uma das grandes diversões da minha vida. E ainda hoje é”. 

Gil, que recebeu menção honrosa pelo clipe de OK OK OK no 26FCV, relembrou de uma passagem da sua carreira, que unia o audiovisual e a música, com a canção “Domingo no Parque”, lançada em 1967. “O Izaías Almada, um realizador de cinema, jovem iniciante, em São Paulo, resolveu filmar a história ao longo da música. Eu lembro que ele chamou Gianfrancesco Guarnieri pra fazer um dos papéis. Era na verdade uma forma que antecipava o que viria a ser o videoclipe, logo adiante. Era uma música inteira executada, ilustrada com os personagens, desenvolvendo aquela história,seguindo aquela narrativa”.

Quando foi questionado sobre o que estava vendo na pandemia, entre as várias perguntas enviadas pelo público, Gil revelou ter assistido pouca ficção e ter concentrado a sua atenção ao noticiário televisivo, mas afirmou ter acompanhado os capítulos finais de uma série inglesa. “Vi um ou dois capítulos finais de Downton Abbey, uma série muito interessante sobre a aristocracia inglesa”. 

Maíra Freitas, ao piano, tocando a música Esotérico e atendendo ao pedido de Gilberto Gil. Foto: Tati Hauer

Nos momentos finais da live, a mediadora Maíra Freitas foi surpreendida com um pedido de Gil. O cantor pediu para que ela aproveitasse o piano que estava ao seu lado e executasse alguma coisa. Foi quando a pianista e cantora interpretou Esotérico, uma das suas canções preferidas do mestre que fez um dueto virtual com a artista encerrando a conversa com música. “Um abraço imenso para todos do Festival de Cinema de Vitória. Todos os organizadores, todo o público que veio conosco para essa conversa. Muito obrigado por tudo” finalizou o incrível Gilberto Gil. 

Perdeu o bate-papo? É só clicar no vídeo abaixo e conferir a conversa na íntegra no canal do YouTube do FCV!

BASTIDORES DO BATE-PAPO COM O FESTIVAL: GILBERTO GIL
Fotos: Tati Haue
r

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal do YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: Plataforma InnSaei.TV, YouTube e nas Redes Sociais do Festival
Gratuito