Segundo a Walk Free Foundation, somente em 2018, 369 mil pessoas foram submetidas à escravização no Brasil. Essa informação está disponível no trailer oficial do filme Pureza, de Renato Barbieri, que será exibido na 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que integra a programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito. 

O longa-metragem, que demorou mais de uma década para ser finalizado – “De 2007 à conclusão do filme, em 2019, passaram-se 12 anos. Percorremos um ciclo completo do zodíaco chinês para transformar a ideia em realidade” – é inspirado na história da personagem título, que sai em busca do filho escravizado e desaparecido.  

“Desde o ano de 2005 estava em busca de histórias universais para levar para as telas como filme de ficção. Em 2007, um amigo fotógrafo de Brasília, Hugo Santarem, aparece na produtora com uma pesquisa sobre a personagem Pureza Lopes Loyola. Considerei uma grande história e topei na hora!”, relembra o diretor.  

Para Renato, apesar do filme ser uma obra de ficção, ele também possui elementos do documentário. “O filme dialoga com o real o tempo inteiro, não só por ser baseado e inspirado em fatos reais, mas também pelo fato do núcleo de trabalhadores rurais do filme ser mesclado com atores profissionais e personagens reais trabalhadores rurais, cuja maioria havia sido escravizada em fazendas. Tudo isso, as locações, a história, fez com que o real invadisse o set e o set também invadisse o real”. 

Barbieri, que participou do 6º Festival de Cinema de Vitória, está feliz com a seleção para essa edição e revela ter uma memória afetiva do evento. “Eu tenho um carinho especial com o Festival de Vitória, pois meu filme longa-doc Atlântico Negro – na Rota dos Orixás participou da seleção oficial do festival em 1999 e saiu daí premiado como ‘melhor filme’ e ‘melhor fotografia’, para o Carlos André Zalasik. Voltar agora com Pureza para Vitória é pra mim muito significativo. Depois, tenho uma admiração enorme pelo festival, um festival de resistência que joga luz sobre o Cinema Brasileiro de forma muito efetiva”.

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal do YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
10ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS

PUREZA (FIC, 101’, DF), Renato Barbieri

Pureza é um filme sobre uma mulher muito simples do interior do Brasil, que se vê obrigada a se lançar no mundo em uma perigosa jornada para tentar encontrar seu filho, vítima do trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda nas profundezas da Amazônia. Classificação indicativa: 12 anos.

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito