O universo hip hop é um dos destaques da cultura brasileira. Com um olhar para a cena capixaba, a dupla de diretores Juane Vaillant e João Oliveira, apresenta um recorte original sobre o tema no documentário 90 Rounds, um dos filmes selecionados para o 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito. 

O curta-metragem, que será exibido dentro da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, na plataforma InnSaei.TV, acompanha o  cotidiano do MC Noventa, um jovem rimador da periferia da Grande Vitória que tenta dar certo no mundo do rap depois de fazer sucesso na internet participando de Batalhas de Rima. “Sou amiga do MC Noventa e nossa amizade começou justamente porque eu vi nele um potencial imenso e comecei a ajudar ele da forma como eu podia: tirando umas fotos, fazendo uns vídeos e escrevendo projetos” explica a diretora.

O documentário era uma ideia antiga da dupla de diretores, que desde a parceria no média-metragem A Febre – dirigido por João e editado por Juane – tinha interesse em realizar outros projetos sobre hip hop e, em especial, pelo envolvimento e admiração dos dois pelas batalhas de rap. Assim surge o projeto deste novo curta e vontade de acompanhar o MC. “Percebi alguns diferenciais nele [Noventa], sendo que o principal era a proatividade. Como ele se lançava no mundo para fazer seu nome dentro do cenário e como ajudava muitos outros MC’s no processo. Então quando eu quis fazer um documentário sobre rap no estado, foi bem natural que o Noventa fosse o personagem escolhido”. 

A equipe acompanhou o MC em diversos eventos ligados ao hip hop, e no seu dia a dia, o que gerou algumas situações inusitadas. “A gente fez mais de vinte diárias com o Noventa. E a equipe em set era apenas eu e o João, então presenciamos muitas coisas. Um dia fomos gravar em São Paulo, e dentro de um evento absurdamente lotado, nossa bolsa abriu e caíram todos os cartões de memória e bateria da câmera. Por sorte, o trio Noventa, Cesar e Dudu, tinha ganhado essa batalha. Então nós tínhamos as estrelas da noite do nosso lado. Os meninos falaram o que tinha acontecido e que precisávamos muito dessa ajuda. Então umas cinquenta pessoas começaram a procurar e felizmente achamos todos os cartões e baterias. Foi um susto sem tamanho” relembra Juane. 

Formada em Rádio e TV, a realizadora afirma ter um carinho especial pelo festival, que acompanha desde 2009, quando ainda estava na faculdade, e teve a oportunidade de cobrir o evento para a TV Universitária. Para ela, o Festival de Cinema de Vitória é uma janela de visibilidade para a produção audiovisual capixaba. “O 90 Rounds é um filme que exalta o potencial capixaba e isso é uma coisa que o festival também faz. Fora trabalhos escolares, o 90 Rounds é meu primeiro filme como diretora, então fico muito feliz que ele esteja no festival!”. 

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de Youtube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

90 ROUNDS (DOC, 20’, ES), de Juane Vaillant e João Oliveira

O cotidiano real e virtual de MC Noventa, um jovem rimador da periferia de Vitória que tenta dar certo no mundo do rap depois de fazer sucesso na internet participando de batalhas de rima. Classificação indicativa: 10 anos.

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, Youtube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito