Observar a construção de novos mundos a partir de experiências particulares. Essa á a proposta da 7ª Mostra Outros Olhares, janela que integra a programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online, em função da pandemia do Covid-19, e segue gratuito como nas edições anteriores. 

A Comissão de Seleção da mostra é formada por profissionais com estreita relação com o audiovisual: Flavia Candida, curadora, cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF; Erly Vieira Jr, cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, e professor do POSCOM, da Ufes; e o produtor audiovisual e curador, Waldir Segundo.

Neste ano, a curadoria selecionou cinco curtas-metragens de cinco estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo a comissão a seleção apresenta a diversidade proposta nas linguagens cinematográficas. “Trazemos um desenho de competição que retoma um diálogo familiar com as edições anteriores, e ao mesmo tempo propõe outras escutas que esperamos seguirem ecoando por 2021” explica o trio. 

Premiação e Júri

Os filmes exibidos na 7ª Mostra Outros Olhares concorrem ao Troféu Vitória em duas categorias: Melhor Filme, pelo Júri Técnico, e Melhor Filme, pelo Júri Popular.

O Júri Técnico da 7ª Mostra Outros Olhares é composto pela a produtora e professora Luciana Gama; a educadora, pesquisadora e cineclubista Bárbara Cazé; e o realizador Bernard Lessa. O anúncio das produções premiadas será feito durante a Cerimônia de Encerramento do 27º Festival de Cinema de Vitória.

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, além de outras atividades, no Canal de Youtube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
7ª MOSTRA OUTROS OLHARES 

O QUE PODE UM CORPO? (DOC, 15’, RS), Victor Di Marco e Márcio Picoli

Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes. Classificação indicativa: Livre.

REBENTO (FIC, 18’, BA), Vinicius Eliziário

Zói, ao saber da gravidez de sua namorada, desata em si sentimentos suspensos. Pedro só queria terminar o desenho de sua família. Classificação indicativa: Livre.

JOÃOSINHO DA GOMÉA – O REI DO CANDOMBLÉ (DOC, 14’, RJ), Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra

O filme apresenta Joãosinho da Goméa como narrador principal de sua história. Com músicas cantadas por ele, performances provocadoras e arquivos diversos que ressaltam o quanto ele foi e é importante para as religiões de matriz africana. A Rainha Elizabeth II disse que, se o candomblé tivesse um rei, esse seria Joãosinho da Goméa, o Rei do Candomblé. Classificação indicativa: Livre

CARTA PARA DONA QUARENTENA (EXP, 3’, ES), Letícia Braga

Uma pessoa que não suporta mais o isolamento social faz um apelo pelo fim da quarentena. Classificação indicativa: Livre.

ESTAMOS TODOS NA SARJETA, MAS ALGUNS DE NÓS OLHAM AS ESTRELAS (FIC, 20’, SP), João Marcos de Almeida e Sérgio Silva

Greve no tapete vermelho. Classificação indicativa: 12 anos.

27º Festival de Cinema de Vitória 
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, Youtube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito