Eventos propõem soluções criativas para a realização de atividades culturais


A criatividade é marca registrada do setor cultural. Em tempos de crises inesperadas, como agora com a pandemia do Corona Vírus, lançar mão de novas idéias e se reinventar é a nova regra para os produtores de todo o mundo. 

Adaptar os produtos culturais, respeitando todos os protocolos de mitigação de contágio da OMS durante a pandemia do COVID-19, está sendo a solução encontrada para viabilizar diversos eventos em tempo de pandemia.  Essa foi a alternativa encontrada pela Galpão/ IBCA para a realização do Festival de Cinema de Vitória e para o FestCine Pedra Azul.

#FCV

#26FCV
Exibição do filme “O Seu Amor de Volta”, de Bertrand Lira, um dos destaques do #26FCV/ Foto: Sérgio Cardoso

Com quase 30 anos de existência, o Festival de Cinema de Vitória segue a tendência que está sendo adotada em eventos relacionados ao audiovisual em diversos países.

A 27ª edição do festival – que este ano tem o tema “Sonhar Colorido Faz Bem” – está sendo preparada para ser exibida em formato online, com filmes, debates e shows. “Estamos pensando em formas democráticas de disponibilizar o conteúdo do Festival sem expor as pessoas ao risco de contaminação” afirma Lucia Caus, diretora do FCV.

Além da exibição online, o público poderá assistir aos filmes em um formato  que mantém o charme de antigamente, mas adaptada para os dias de hoje: o drive in, que surgiu em 1933, na cidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil na década de 1970.

O público poderá estacionar seus carros em frente à tela e assistir a uma sessão de cinema em um telão de 10×4 metros. O espaço deve ter capacidade para 400 carros que, para ter cesso ao local, deverão fazer sua inscrição no site do festival informando a placa do veículo. A sessão será gratuita. O uso das máscaras será obrigatório para público e equipe garantindo a segurança de todos.

A princípio está prevista uma única exibição no formato drive-in, o restante da programação será transmitido online. Caso, até o mês de novembro, as normas de segurança permitirem a realização no formato presencial, o festival volta ser realizado como nas edições anteriores.

Outra preocupação é com a alimentação que será servida durante o evento. Os pedidos serão entregues nos carros para evitar a circulação. Para o público que precisar tanto dos serviços de alimentação, quanto do uso dos sanitários, será disponibilizado álcool em gel.

Tenda Musical

#26FCV_Tenda
O cantor Johnny Hooker foi uma das atrações da Tenda Musical no #26FCV/ Foto: Levi Mori

Um dos grandes destaques na programação do Festival de Cinema de Vitória, em 2019, foi a Tenda Musical. A ideia é que, inicialmente, as apresentações aconteçam online, por meio de lives. “A proposta é ter um show depois da sessão, para que as pessoas possam ter mais uma opção de entretenimento” afirma Lucia Caus.

O Festival de Cinema de Vitória está programado para acontecer durante o mês de novembro, em data a ser confirmada. Todo o trabalho da produção vem sendo feito remotamente, e não chegou a ser interrompido pela pandemia. A organização da mostra já está em negociação para escolher o homenageado de 2020.

O evento está com inscrições abertas pelo site até 23 de junho. Realizadores podem acessar as informações aqui. As curadorias e comissões de seleção também seguem trabalhando com os filmes já inscritos em suas casas.

Pedra Azul

A terceira edição do FestCine Pedra Azul também pode ter uma sessão drive-in. Os organizadores estão em negociação com o Posto Morangão, em Domingos Martins. “Os serviços de alimentação vão funcionar no sistema de entrega, feito diretamente nos carros por profissionais equipados com trajes de proteção completa”, adiantou Lucia Caus.

Para a sessão, os interessados deverão se inscrever pelo site do festival, informando a placa do carro. Em Domingos Martins, a sessão vai comportar cerca de 100 carros, com entrada franca.

O evento, que está previsto para acontecer entre os dias 4 e 8 de agosto, é uma parceria da Galpão Produções, Instituto Brasil de Cultura e Arte e Tower Filmes. Toda a programação da mostra também estará disponível no site do evento.