Os filmes serão exibidos nas 13 mostras do festival que esse ano tem como tema “Sonhar Colorido Faz Bem”

Seguem abertas as inscrições para o 27º Festival de Cinema de Vitória. Até as 23h59min (horário de Brasília), do dia 23 de junho, os realizadores podem inscrever curtas e longas-metragens realizados a partir de 1º de janeiro de 2019. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponibilizado aqui.

Para Lucia Caus, diretora do festival, um dos focos desta edição é a democratização do audiovisual. “O objetivo do festival é divulgar o cinema brasileiro e toda sua diversidade. As mostras têm a intenção de promover o intercâmbio da produção autoral realizada em todos os Estados, além de incentivar a produção de curtas-metragens realizados no Espírito Santo”. 

Podem ser inscritos filmes de diversos gêneros, como ficção, documentário, animação, experimental e videoclipe. Serão exibidas apenas as produções que possuam cópia em MOV ou MP4, codec H264.

Orientações

O Festival de Cinema de Vitória realiza todo o processo de inscrições e envio de mídia em formato digitalizado. Serão aceitos somente os filmes enviados através de link pelo formulário oficial de inscrições.

– Os filmes devem ter duração máxima de 25 minutos (créditos inclusos) para curtas-metragens; e, longas-metragens, o mínimo de 70 minutos.

– O responsável pela inscrição deverá informar, no ato de sua inscrição, em campo próprio e disponível, um link para visualização completa e download na íntegra do filme, preferencialmente Vimeo ou YouTube, e também a senha de acesso, quando for o caso.

– Não serão aceitos links de transferência de arquivos, como WeTransfer, Dropbox, SendSpace ou qualquer outra ferramenta de alocação de dados que tenha prazo de expiração do link gerado. Não serão mais aceitas cópias em mídia física para a inscrição.

Todas as informações estão disponíveis no regulamento que pode ser acessado aqui.

Festival

NEGRUM3
NEGRUM3 foi o grande vencedor da 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, em 2019

Produzido e dirigido pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA e pela Galpão Produções Artísticas e Culturais, com direção-geral de Lucia Caus, o 27º Festival de Cinema de Vitória ​é o maior e mais importante festival de cinema do Espírito Santo.

Neste ano, o festival acontece durante o mês de novembro em data ainda a ser definida. Respeitando todos os protocolos de mitigação de contágio do COVID-19, o Festival de Cinema de Vitória também se materializa de forma diferente em 2020.

O evento será realizado em formato online e com uma Sessão Drive-in, em sintonia com as adaptações que estão sendo realizadas no setor cultural em função da pandemia.

Caso, até o mês de novembro, seja possível a realização no formato presencial – de acordo com as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde -, o festival volta ser realizado como nas edições anteriores.

Com o tema Sonhar Colorido Faz Bem, a edição de 2020 apresenta 12 mostras competitivas: a 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas​, a 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas​​, a 10ª Mostra Quatro Estações, a 9ª Mostra Corsária​, a 9ª Mostra Foco Capixaba, a 9ª Mostra Corsária, a 7ª Mostras Outros Olhares, ​a 5ª Mostra Mulheres no Cinema, a 5ª Mostra Cinema e Negritude, a 4ª Mostra Nacional de Videoclipes, a 3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental e a 2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror.

Além disso, a direção artística responsável pela concepção visual do 27º Festival de Cinema de Vitória é assinada pela produtora cultural, crítica de arte e curadora Neusa Mendes, com base no trabalho do artista Hélio Coelho.