Jogar um olhar sobre o invisível do cotidiano. Essa foi a proposta do Passeio Fotográfico realizado pelos alunos da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, na Avenida Expedito  Garcia, em Cariacica. A atividade marca o encerramento das oficinas de fotografia dentro do 27º FCV – Cultura Solidária, em Cariacica. 

Para Mariana dos Santos Martins, a experiência foi uma oportunidade de descobrir novos cantinhos da sua cidade. “A gente sempre passa pela avenida muito rápido e acha que não tem nada. Mas quando você pára e começa a observar, você vai encontrando várias coisas. Foi uma experiência única”. 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Para ela, a oficina foi uma oportunidade de modificar o olhar a partir da fotografia. “A gente veio e olhou de uma outra forma as fotos, a gente aprendeu muito. Essas aulas serviram para um conhecimento mais profundo, ampliar o olhar para o cotidiano. Foi uma experiência muito boa, algo muito bom que me aconteceu”, pontuou Mariana.

27 FCV Cultura Solidária
Delza Atayde durante o Passeio Fotográfico na Avenida Expedito Garcia. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

Para a dona de casa Delza Atayde, os dias de formação foram uma descoberta para algo novo. “Eu me aventuro quando aparece uma novidade e caio dentro. A oficina foi algo assim: diferente, novo, tudo de bom. Amei o curso, uma experiência nova, Eu gosto muito de fotos, mas o curso me deu um olhar diferente para a fotografia”.

Para a oficineira Luara Monteiro, que divide as formações da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos com Thaís Gobbo, a proposta do Passeio Fotográfico foi redescobrir o pólo comercial de Cariacica por meio da fotografia. “A gente olhou com outros olhos para essas vitrines. Ver o que cada uma esconde, o que essa região de Campo Grande nos mostra”, pontuou a fotógrafa que finalizou: “nós realizamos grandes compras imagéticas”. 

Concurso e Exposição de Fotografias

Os alunos que participaram da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos participarão do Concurso de Fotografia que terá o resultado divulgado no Festival Cultura Solidária, que marca o encerramento do evento.

As imagens produzidas pelos alunos farão parte da série Virtuais, seis exposições simultâneas que acontecem entre os dias 20 e 24 de Setembro.

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).