Desdobramento do 27º Festival de Cinema de Vitória, o projeto 27º FCV – Cultura Solidária é uma ação cultural que acontece entre os meses de agosto e setembro, e tem a proposta de instrumentalizar técnica e artisticamente os participantes vindos das mais diversas situações de vulnerabilidade (racial, social, geográfica, geracional e sexual) nos municípios de Cariacica, Serra e Vitória no Espírito Santo. Também tem como principais objetivos a difusão cultural, o fomento e a formação de mão-de-obra nas áreas de Cultura e Comunicação.

Dando início as atividades do projeto serão abertas as inscrições online, entre os dias 16 e 25 de agosto. Serão 40 vagas por cidade, totalizando 120 vagas para 12 laboratórios de formação nos municípios de Cariacica, Serra e Vitória.

Cada cidade recebe quatro oficinas, com 10 alunos em cada uma das formações que têm duração de uma semana. Os inscritos receberão uma bolsa de estudos individual no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), que será paga em duas etapas: a primeira parcela no primeiro dia de aula e a segunda no encerramento da oficina. As atividades totalizam R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais), distribuídos em recursos voltados para a educação.

As atividades do projeto, por conta da pandemia da Covid-19, cumprem todas as medidas de segurança necessárias, como uso de máscaras, álcool gel e promoção do distanciamento social.

“O 27º FCV – Cultura Solidária é um projeto que fortalece um importante braço do Festival de Cinema de Vitória: os laboratórios de formação. Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, vamos viabilizar ferramentas educacionais que promovem a re-inserção através das cadeias produtivas da cultura”, disse a diretora do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), Lucia Caus.

Festival Cultura Solidária

Encerrando a programação, acontece no dia 25 de setembro, o Festival Cultura Solidária. Dentro da programação será exibida um recorte da Mostra Mulheres no Cinema, que apresentará filmes dirigidos por realizadoras de várias partes do Brasil.

No mesmo dia serão conhecidos os vencedores do Concurso de Fotografia. As seis melhores fotos, uma de cada turma e cidade, escolhida por meio de votação pública entre os dias 20 e 24 de setembro, ganharão um Celular Motorola One Fusion 128GB.

Concurso e exposição de Fotografias

Os alunos que participarem da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos participarão do Concurso de Fotografia que terá o resultado divulgado no Festival Cultura Solidária, que marca o encerramento do evento.

As imagens produzidas pelos alunos farão parte da série Virtuais, seis exposições simultâneas que entram no ar a partir do dia 20 de Setembro.

Oficinas

O público vai poder participar das seguintes oficinas: Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, divididas entre Luara Monteiro e Thaís Gobbo; Oficina de Transmissão Ao Vivo, com Leonardo Almenara; e Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos, com Ursula Dart.

As oficinas começam pelo município da Serra, e acontecem entre os dias 30 de agosto e 08 de setembro. Depois é a vez da cidade de Cariacica, entre os dias 06 e 11 de setembro. Fechando o ciclo de formações, entre os dias 13 e 18 de setembro, as oficinas acontecem na cidade de Vitória.

Cada atividade de formação terá 10 alunos, sendo que 50% das vagas serão reservadas para mulheres. Uma turma será destinada exclusivamente para pessoas trans, em parceria com a Instituição Gold. Os inscritos precisam ter idade mínima de 18 anos e residir em um dos três municípios, Cariacica, Serra ou Vitória. Confira mais detalhes sobre cada uma das Oficinas e dos Oficineiros:

Sobre a Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos

A proposta da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos é apresentar os conceitos básicos da fotografia e da câmera considerando o olhar observador, enquadramento, timing e luz. Além de estimular a pensar imagens de pontos de vista pouco óbvios, trabalhar rapidamente conceitos e referências de autorretrato, fotojornalismo até chegar em fotografia de cinema e suas interações. E ao final da Oficina, os alunos são levados a um Passeio Fotográfico de forma a retratar os cotidianos de cada participante.

Minibio das Oficineiras

Luara Monteiro é formada em Artes Plásticas pela Ufes e Fotografia pela UVV e pós-graduada em desenvolvimento e cultura pelo Centro Universitário SENAC. Já atuou em diversos coletivos como Casa 16, Raiz Forte e Corrente. Participou do Programa Mais Cultura nas Escolas. Coordenou, entre os anos de 2012 e 2014, o Ponto de Cultura Mirante – Centro de Memória. Trabalha com propostas relacionadas a tecnologia e ancestralidade desenvolvendo diferentes ações, no campo cultural e social, relacionando a experiência poética, através da fotografia e vídeo, ao contexto cultural e social, como articuladora cultural e freelancer em arte-educação, produção cultural, projetos gráficos, fotografia e audiovisual. Desde 2016 tem um novo amor: a tatuagem. Atua como tatuadora-residente no 7Luas Tattoo Studio, no Centro Histórico de Vitória.

Thais Gobbo é fotógrafa, poetisa, comunicadora popular e moradora do bairro da Penha no Território do Bem, Vitória/ES. Trabalha profissionalmente com fotografia desde 2012 com diversas coberturas fotográficas, principalmente com ensaios, eventos e documental. Também já ministrou 28 oficinas de iniciação à fotografia e sobre olhar fotográfico em diversas cidades do Espírito Santo.

Ursula Dart

Sobre a Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos

A proposta da oficina é capacitar artistas e produtores culturais, para que possam construir projetos de valor para editais e leis de incentivo, além de entender como realizar uma gestão eficiente do projeto para que toda a execução seja coerente e a prestação de contas efetiva. Irá abordar a construção de um projeto, desde a ideia até a sua execução. Os temas abordados serão a elaboração da ideia ao papel, a escrita, objetivo, cronograma, planilhas e orçamentos e prestação de contas.

Minibio da Oficineira

Ursula Dart é sócia da Ladart Filmes com foco na produção de filmes para cinema e séries documentais e ficcionais para TV, traz em seu currículo diversos projetos audiovisuais nos quais atuou como diretora, diretora de produção, produtora executiva e diretora de fotografia. É curadora de festivais e mostras de cinema e participa de comissões de avaliação e júri de projetos, como o extinto DOC TV, o Festival de Cinema de Vitória e o Festival de Cinema e TV de Muqui, além de ter idealizado e/ou produzido iniciativas como a Mostra Produção Independente, o Festival Itinerante Anima Mundi, a Mostra Documentos Autorais e o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do ES – Cine.ema. É Mestra em Comunicação e Territorialidades (Ufes), especialista em Documentário de Criação (Univ. Autônoma de Barcelona, Espanha), bacharel em Direito (Ufes).

Leonardo Almenara

Sobre a Oficina de Transmissão Ao Vivo

A internet nunca foi e nunca será para amadores. Pessoas, empresas, instituições públicas e privadas estão hoje cada vez mais mergulhadas nessa verdadeira tapeçaria digital, disputando ideias, valores, negócios, nosso cotidiano individual e coletivo. E para navegar de maneira menos inocente nessa maré de dados, são necessários certos conhecimentos, dominar o uso de ferramentas, ter a capacidade de analisar informações, tomar decisões e praticar ações efetivas. Nesta oficina, conversaremos sobre a história da internet e sua evolução como um espaço de comunicação, interação e sociabilização cada vez mais dinâmicos. Realizaremos exercícios coletivos visando a apreensão de conhecimentos para uma boa comunicação online e, ao final, desenvolveremos em conjunto uma Live, experimentando na prática uma ação online de interação ao vivo com o público.

Minibio do Oficineiro

Leonardo Almenara atua nos campos das artes visuais, design e audiovisual. Em audiovisual, desenvolve cursos nas áreas de animação, cineclubismo e novas tecnologias. Contribui com a organização e desenvolvimento da atividade cineclubista no Espírito Santo, tendo participado de cineclubes como Cine Kbça, Cine Gruta e Cine Chaplin. É membro fundador da Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa). Em tempos pandêmicos, tem se especializado no desenvolvimento de ações de exibição online de cinema e espetáculos de outras linguagens artísticas por transmissão ao vivo. Desenvolveu o site Filmoteca Capixaba e compôs a equipe de cultura do Sesc ES como Assessor em Audiovisual. Participou da pesquisa e assistência editorial do livro “Plano Geral – Panorama Histórico do Cinema no Espírito Santo”, publicado pelo Sesc ES. Faz parte da equipe do Cine Teatro Ribalta, espaço localizado em Jardim Camburi (ES), dedicado ao ensino e difusão das artes.

SERRA

Oficinas de Fotografia: Retratos Cotidianos
De 30 de Agosto a 3 de Setembro,
Segunda a sexta-feira, das 19h às 21 horas
Local: Centro Cultural Eliziário Rangel,
R. Humberto de Campos – São Diogo I, Serra – ES

4 de Setembro
Passeio Fotográfico
Sábado, das 14 às 16 horas

Oficineira 1: Thais Gobbo
Oficineira 2: Luara Monteiro

Oficina de Transmissão ao Vivo
com Léo Almenara
De 30 de Agosto a 3 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Online

Transmissão ao Vivo
Dia 3 de Setembro, das 19 às 21 horas
Oficineiro: Leonardo Almenara

Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos
Com Ursula Dart
De 30 de Agosto a 3 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Centro Cultural Eliziário Rangel
R. Humberto de Campos – São Diogo I, Serra – ES

CARIACICA

Oficinas de Fotografia: Retratos Cotidianos
De 6 a 10 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local:Escola Preparatec
Av: Expedito Garcia 123 – Terceiro Andar – Campo Grande

11 de Setembro
Passeio Fotográfico
Sábado, das Horário e local a definir

Oficineira 1: Thais Gobbo
Oficineira 2: Luara Monteiro

Oficina de Transmissão ao Vivo
com Léo Almenara
De 6 a 10 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Online

Transmissão ao Vivo
Sexta-feira, 10 de setembro, das 19 às 21 horas

Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos
com Ursula Dart
De 6 a 10 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Escola Preparatec
Av: Expedito Garcia 123 – Terceiro Andar – Campo Grande

VITÓRIA

Oficinas de Fotografia: Retratos Cotidianos
com Thaís Gobbo (somente para pessoas Trans)
De 13 a 17 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas
Local: Associação GOLD: Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade
Av. Pres. Florentino Ávidos, 502 – Sala 202 – Centro, Vitória – ES

Passeio Fotográfico
18 de Setembro
Sábado, das 14 às 16 horas
Local: a partir da Associação GOLD: Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade
Av. Pres. Florentino Ávidos, 502 – Sala 202 – Centro, Vitória – ES

Oficinas de Fotografia: Retratos Cotidianos
com Luara Monteiro
De 13 a 17 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas
Local: Galpão Produções
Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115 – Bairro República – Vitória, ES

Passeio Fotográfico
18 de Setembro
Sábado, das 14 às 16 horas
A partir da Galpão Produções
Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115 – Bairro República – Vitória, ES

Oficina de Transmissão ao Vivo
com Léo Almenara
De 13 a 17 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Online

Transmissão ao Vivo
17 de Setembro
Sexta-feira, das 19 às 21 horas

Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos
com Ursula Dart
De 13 a 17 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Galpão Produções
Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115 – Bairro República – Vitória, ES

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).