Você sabe como tirar aquele projeto do papel usando um edital ou uma lei de incentivo? Como cumprir os prazos de execução e prestação de contas?  Com a proposta de ampliar o conhecimento na área, o 27º FCV – Cultura Solidária oferece a Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos.

A atividade de formação será ministrada pela produtora Ursula Dart. As inscrições acontecem em formato online e gratuito, entre os dias 16 e 25 de agosto, aqui no site do FCV.

Serão oferecidas 10 vagas por oficina que acontecerão presencialmente. Cada aluno recebe uma bolsa de estudos de R$ 400,00 (quatrocentos reais), que será paga em duas etapas: a primeira parcela no primeiro dia de aula e a segunda ao encerramento da oficina.

As oficinas começam pelo município da Serra, e acontecem entre os dias 30 de agosto e 08 de setembro. Depois é a vez da cidade de Cariacica, entre os dias 06 e 11 de setembro. Fechando o ciclo de formações, entre os dias 13 e 18 de setembro, as oficinas acontecem na cidade de Vitória.

Cada atividade de formação terá 10 alunos, sendo que 50% das vagas serão reservadas para mulheres. Os inscritos precisam ter idade mínima de 18 anos e residir em um dos três municípios, Cariacica, Serra ou Vitória.

As atividades do projeto, por conta da pandemia da Covid-19, cumprem todas as medidas de segurança necessárias, como uso de máscaras, álcool gel e promoção do distanciamento social.

Sobre a Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos

A proposta da oficina é capacitar artistas e produtores culturais, para que possam construir projetos de valor para editais e leis de incentivo, além de entender como realizar uma gestão eficiente do projeto para que toda a execução seja coerente e a prestação de contas efetiva. Irá abordar a construção de um projeto, desde a ideia até a sua execução. Os temas abordados serão a elaboração da ideia ao papel, a escrita, objetivo, cronograma, planilhas e orçamentos e prestação de contas.

Minibio da Oficineira

Ursula Dart é sócia da Ladart Filmes com foco na produção de filmes para cinema e séries documentais e ficcionais para TV, traz em seu currículo diversos projetos audiovisuais nos quais atuou como diretora, diretora de produção, produtora executiva e diretora de fotografia. É curadora de festivais e mostras de cinema e participa de comissões de avaliação e júri de projetos, como o extinto DOC TV, o Festival de Cinema de Vitória e o Festival de Cinema e TV de Muqui, além de ter idealizado e/ou produzido iniciativas como a Mostra Produção Independente, o Festival Itinerante Anima Mundi, a Mostra Documentos Autorais e o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do ES – Cine.ema. É Mestra em Comunicação e Territorialidades (Ufes), especialista em Documentário de Criação (Univ. Autônoma de Barcelona, Espanha), bacharel em Direito (Ufes).

Cronograma de Oficinas 

SERRA

Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos 
De 30 de Agosto a 3 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Centro Cultural Eliziário Rangel
R. Humberto de Campos – São Diogo I, Serra – ES

CARIACICA

Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos
De 6 a 10 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Escola Preparatec
Av: Expedito Garcia 123 – Terceiro Andar – Campo Grande

VITÓRIA

Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos
De 13 a 17 de Setembro
Segunda a asexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Galpão Produções
Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115 – Bairro República – Vitória, ES

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).