Janela audiovisual que aborda as vivências da comunidade LGBTQIA+, a Mostra Quatro Estações completou 10 anos em 2020. Para celebrar este espaço diverso e pioneiro de exibição no Espírito Santo – e que integra a programação do Festival de Cinema de Vitória – acontece no mês do orgulho, a Mostra Quatro Estações – 10 Anos.

Neste sábado (26) e domingo (27), a partir das 19 horas, no canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória serão exibidos 10 curtas-metragens, divididos em duas sessões (que ficarão disponíveis durante 30 dias) e com classificação indicativa de 18 anos. A primeira sessão já está no ar!

A mostra tem a proposta de evidenciar a multiplicidade de narrativas que envolvem esses filmes, além de compreender um pouco mais do impacto dessa produção no contexto do cinema brasileiro atual.

1ª Sessão
Online e Gratuita
26/ 06

Os filmes selecionados foram originalmente apresentados nas dez edições da Mostra Quatro Estações, dentre os que receberam o Troféu Marlene de Melhor Filme e os agraciados com menções honrosas.

A primeira sessão começa com Meninos do Arco-Íris, de Herbert Bastos e Lamartine Neto, um documentário que investiga as possibilidades para além do masculino e feminino. Convictas, de Kamila Barbosa Ferreira, aborda a perspectiva de mulheres que amam mulheres, mas rejeitam um modelo de feminilidade socialmente imposto. Wonderfull – Meu Eu Em Mim, de Dário Júnior, conta a trajetória de Natasha Wonderfull e de sua experiência como mulher trans, enfermeira e militante. azul vazante aborda a difícil relação entre uma mãe cis e sua filha trans. Quem Tem Medo de Cris Negão?, convida diversas travestis, profissionais da noite paulistana, para contarem as histórias e crueldades da última e mais controversa cafetina do centro de São Paulo.

A Mostra Quatro Estações – 10 Anos conta com a curadoria do cineasta, escritor e doutor em Comunicação e Cultura Erly Vieira Jr, e do produtor audiovisual, editor e curador, Waldir Segundo.

Com realização da Galpão Produções Artísticas e Culturais, o projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

MOSTRA QUATRO ESTAÇÕES – 10 ANOS
26 E 27 DE JUNHO I 19 HORAS
Programação Completa
Classificação 18 Anos

MENINOS-DO-ARCO-IRIS
MENINOS DO ARCO-ÍRIS, de Herbert Bastos e Lamartine Netto
[DOC, 24′, ES, 2013]

Anita é uma menina que mora numa ilha repleta de passagens para mundos secretos. Ao encontrar a porta que levará ao Arco Íris – universo mágico habitado por sete seres encantados – Anita realizará seu desejo de se transformar em menino?

CONVICTAS, de Kamila Barbosa Ferreira
[DOC, 16’, ES, 2020]

Lésbicas caminhoneiras, fanchas, sapatonas: mulheres que amam outras mulheres e que rejeitam a feminilidade imposta a elas como algo inerente à mulher, buscando evidenciar a sua rotina, como relação com o trabalho, amigos, família, amor e sociedade. Essa é a história de Natália, Thie e Lorena.

WONDERFULL- MEU EU EM MIM, de Dário Júnior
[DOC, 21’, AL, 2016]

Nem sempre os começos são felizes, mas isso não importa para Natasha Wonderfull, pois ela sabe que o que a define são suas escolhas e quem deseja ser.

AZUL VAZANTE, de Julia Alquéres
[FIC, 16′, SP, 2018]

Uma mãe procura o filho em um leito hospitalar; encontra a filha entre margens e marés, do centro vaza azul.

QUEM TEM MEDO DE CRIS NEGÃO?, de René Guerra
[DOC, 25’, SP, 2012]

Cristiane Jordan, ou Cris Negão como era chamada, foi uma travesti cafetina do centro de São Paulo conhecida por seus métodos violentos de controle das outras travestis. Odiada e temida por uma legião, ela também tinha seus fãs, até que tragicamente foi assassinada com dois tiros na cabeça. O filme é um mergulho no universo das travestis, a partir dessa figura lendária do submundo de São Paulo .