Está no ar a Revista Panorama! A publicação, que está disponível gratuitamente em formato online na plataforma ISSUU, reúne matérias e artigos inéditos feitos especialmente para a revista que é um complemento da parte audiovisual do projeto Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 Anos.
O texto curatorial Diferença, Resistência e Criação: um Olhar Sobre a Diversidade nos 27 Anos do Festival de Cinema de Vitória, de autoria dos curadores da Panorama Diversidade 27 Anos, Erly Vieira Jr e Waldir Segundo, situa a importância do FCV como veículo difusor da cadeia do curta-metragem brasileiro e seu olhar moderno e atento às transformações sociais por meio do audiovisual.
Já a matéria Festival de Cinema de Vitória: 27 Anos de Diversidade, Inclusão e Pioneirismo reforça a pluralidade do evento ao entrevistar as curadoras Flavia Candida, Saskia Sá e Thaís Souto Amorim. As três profissionais são responsáveis pela seleção de curtas de algumas das mostras temáticas que fazem parte da programação do FCV, e que dialogam com o recorte apresentado na Panorama 27 Anos.
Outro destaque da revista é o texto O Festival e a Formação de Novos Olhares que trata das atividades de formação que acontecem dentro da programação oficial do Festival de Cinema de Vitória, um eixo importante de intercâmbio e difusão de saberes para novos profissionais. O leitor também vai poder conferir um resumo do Laboratório Criativo – Tecnologias Sociais nos Festivais de Cinema, atividade que aconteceu entre os dias 8 e 10 de março de 2021, de forma gratuita durante o evento.
Além disso, estão disponíveis as fichas técnicas dos 20 curtas-metragens exibidos nas três mostras que integram a Panorama Diversidade 27 Anos, que mostram as equipes e profissionais que fazem o cinema brasileiro.
Panorama Diversidade 27 Anos
O Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 Anos é um projeto retrospectivo que apresenta 20 curtas-metragens exibidos no Festival de Cinema de Vitória ao longo de quase três décadas de existência.
A programação, que acontece até o dia 26 de março, foi dividida em três programas: Mostra Panorama Brasil, que trata da diversidade de temas associados ao Brasil; Mostra Panorama Espírito Santo, que joga luz sobre o cinema produzido no Estado que sedia o evento; e Mostra Panorama Diversidade, que trata da diversidade sexual e de gênero.
As mostras contam com a curadoria do cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, e professor do POSCOM, da Ufes Erly Vieira Jr, e do produtor audiovisual, editor e curador, Waldir Segundo.
Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.