Está no ar o Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 Anos. O projeto, que conta com recursos da Lei Aldir Blanc, pode ser conferido até o dia 26 de março de forma totalmente gratuita no Canal de Youtube do evento.
O público vai assistir a um recorte simbólico da produção audiovisual brasileira através de 20 curtas-metragens que fazem parte da história do Festival de Cinema de Vitória. A programação foi dividida em três programas: Mostra Panorama Brasil; Mostra Panorama Espírito Santo; e Mostra Panorama Diversidade.
As mostras contam com a curadoria do cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, e professor do POSCOM, da Ufes Erly Vieira Jr, e do produtor audiovisual, editor e curador, Waldir Segundo.
Mostras
A Mostra Panorama Brasil reúne cinco curtas-metragens que tratam da diversidade de temas associados ao Brasil.
A Mostra Panorama Espírito Santo apresenta sete curtas que têm a proposta de promover uma reflexão sobre questões de diversidade e de resistência no cinema que é feito no estado.
As oito produções da Mostra Panorama Diversidade tratam da diversidade sexual e de gênero em filmes de diversos estados do Brasil.
Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o Projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.