Hoje é o último dia de exibições do 27º festival de Cinema de Vitória. Nas janelas de exibição você vai poder conferir um recorte com o melhor da nova safra dos filmes brasileiros. Hoje a programação exibe a Quinta Sessão Competitiva Nacional, a 5ª Mostra Cinema e Negritude, a 9ª Mostra Foco Capixaba, a 9ª Mostra Foco Capixaba e a 1ª Mostra AudioTransVisual, além de debates e atividades de formação.
Debates
O quarto dia de debates com os realizadores sobre as suas produções, têm início a partir das 11 horas, sobre os filmes exibidos na Quarta Sessão Competitiva Nacional, que exibiu quatro curtas da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e um longa da 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.
A partir das 14 horas, acontece o debate da 5ª Mostra Mulheres no Cinema, que será mediado pela cineasta e curadora Saskia Sá. A janela apresenta filmes dirigidos exclusivamente por mulheres e que aborda as questões de gênero, valorizando a atuação feminina por trás das câmeras.
Na sequÊncia, às 15 horas, o debate é sobre a 2ª Mostra Do Outro Lado, que traz a nova safra de filmes de horror e fantasia para o 27FCV. O debate será mediado pelo curador e pesquisador Waldir Segundo. Encerrando os debates do sábado, a 4ª Mostra Nacional de Videoclipes apresenta produções que fundem a música e o audiovisual.
Os bate-papos acontecem no Canal de Youtube do FCV e serão conduzido pelo jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache.
Formação
Encerrando a programação de formação do 27º Festival de Cinema de Vitória, acontece a partir das 15 horas a Masterclass de Roteiro com José Roberto Torero. A proposta é ensinar aos participantes a darem os primeiros passo na construção de um roteiro. Torero é escritor, diretor e roteirista. Formado em Letras e Jornalismo, cursou pós-graduação em Cinema e Roteiro, além de ter dirigido vários filmes é autor de 41 livros e de roteiros para cinema e televisão.
Mostras
O público vai poder conferir o último dia de exibição da Quinta Sessão Competitiva Nacional, com a exibição de quatro curtas da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que apresenta uma seleção de títulos da safra recente do cinema brasileiro. São eles: Como Ficamos da Mesma Altura, de Laís Santos Araújo; Egum, de Yuri Costa; Thinya, de Lia Letícia; e O Verbo Se Fez Carne, de Ziel Karapotó. O outro filme que compõe a sessão é Para Onde Voam as Feiticeiras, de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral, que faz parte da 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.
A 5ª Mostra Cinema e Negritude apresenta uma seleção de curtas-metragens produzidos exclusivamente por realizadores negros e que tratam das narrativas que atravessam a população negra no Brasil. Serão exibidos quatro filmes: Cão Maior, de Filipe Alves; Terceiro Andar, de Deuilton B. Júnior; Lembrar Daquilo Que Esqueci, de Castiel Vitorino Brasileiro; e Alfazema, de Sabrina Fidalgo.
Um dos destaques do dia é a 9ª Mostra Foco Capixaba, janela exclusiva para realizadores do Espírito Santo. Esse ano, o público de todo o Brasil vai poder conferir o talento dos realizadores capixabas. Serão exibidos cinco filmes: Redundância, de Wayner Tristão; O Trauma É Brasileiro, de Castiel Vitorino Brasileiro e Roger Ghil; Na Terra dos Papagaios, de Adriana Jacobsen; Amargo Rio Doce, de Ricardo Sá; Zacimba Gaba – Um Raio na Escuridão, de Tati Rabelo e Rod Linhales.
Encerrando a programação o último dia de exibição da 1ª Mostra AudioTransVisual. Idealizada por André da Costa, a janela é resultado de um curso online e gratuito – proposto durante a pandemia de COVID-19 -, que possibilitou a formação de 30 alunes trans de 13 estados brasileiros. Serão exibidos seis curtas: Café com Rebu, de Danny Barbosa; Lugar de Origens, de Luca Andrade; Amei-a, de Vinicius Cassano; Como Nenhuma Inteligência já Amou, de Sophi Saphirah; Femininação, de Victoria Helena; Iauaraete, de Xan Marçall.
Todas as mostras entram no ar a partir das 19 horas na plataforma InnSaei.TV, com exceção da 1ª Mostra AudioTransVisual, disponível no Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória. Os filmes podem ser acessado gratuitamente por 24 horas.
O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
27º Festival de Cinema de Vitória
PROGRAMAÇÃO – 28 DE NOVEMBRO
Sábado
11h Debate Quarta Sessão Competitiva Nacional
14h Debate 5ª Mostra Mulheres no Cinema
15h Debate 2ª Mostra Do Outro Lado
15h Masterclass de Roteiro com José Roberto Torero
16h Debate 4ª Mostra Nacional de Videoclipes
19h Quinta Sessão Competitiva Nacional
– Como Ficamos da Mesma Altura, de Laís Santos Araújo (FIC, AL, 17′)
– Egum, de Yuri Costa (FIC, RJ, 23′)
– Thinya, de Lia Letícia (FIC, PE, 16′)
– O Verbo Se Fez Carne, de Ziel Karapotó (EXP, PE, 6′)
– Para Onde Voam as Feiticeiras, de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral (DOC, SP, 89’)
5ª Mostra Cinema e Negritude
– Cão Maior, de Filipe Alves (FIC, DF, 20’)
– Terceiro Andar, de Deuilton B. Júnior (FIC, PE, 9’)
– Lembrar Daquilo Que Esqueci, de Castiel Vitorino Brasileiro (DOC, ES, 20’)
– Alfazema, de Sabrina Fidalgo (FIC, 24′, RJ)
9ª Mostra Foco Capixaba
– Redundância, de Wayner Tristão (EXP, ES, 6′)
– O Trauma É Brasileiro, de Castiel Vitorino Brasileiro e Roger Ghil (DOC, ES, 14′)
– Na Terra dos Papagaios, de Adriana Jacobsen (EXP, ES, 1’)
– Amargo Rio Doce, de Ricardo Sá (DOC, ES, 20′)
– Zacimba Gaba – Um Raio na Escuridão, de Tati Rabelo e Rod Linhales (DOC, ES, 15′)
1ª Mostra AudioTransVisual
– Café com Rebu, de Danny Barbosa
– Lugar de Origens, de Luca Andrade
– Amei-a, de Vinicius Cassano
– Como Nenhuma Inteligência já Amou, de Sophi Saphirah
– Femininação, de Victoria Helena
– Iauaraete, de Xan Marçall