A programação do 27º festival de Cinema de Vitória segue a todo vapor! Para você sextar tem a Quarta Sessão Competitiva Nacional, a 5ª Mostra Mulheres no Cinema, a 4ª Mostra Nacional de Videoclipes, a 2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror e o segundo dia da 1ª Mostra AudioTransVisual

Debates 

O terceiro dia de debates com os realizadores sobre as suas produções, têm início a partir das 11 horas, sobre os filmes exibidos na Terceira Sessão Competitiva Nacional, que exibiu quatro curtas da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e dois longas da 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

A partir das 15 horas, acontece o debate  sobre a seleção da 10ª Mostra Quatro Estações, que em 2020 completa dez anos. A janela tem a diversidade sexual como temática e visa potencializar discursos afirmativos em torno das questões da população LGBTQIA+, além de dialogar com a proposta de inclusão do festival. 

Os bate-papos acontecem no Canal de Youtube do FCV e serão conduzido pelo jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache

Formação 

A programação de formação do 27FCV tem início às 13 horas, com o Bate-Papo Banda Sonora: Do Processo Criativo ao Business com DJ Dolores. Com mais de 20 anos de carreira, várias turnês mundo afora e seis álbuns com trabalhos solos e remixes que produziu para faixas de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Tribalistas. Para o cinema produziu trilhas sonoras para filmes como O Som ao Redor, A Máquina e Tatuagem, que rendeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Gramado.

A partir das 16 horas é a vez da Masterclass Olhar crítico 2020: Uma estética pandêmica com Filippo Pitanga. O jornalista e crítico, irá debater sobre os métodos e a democratização do acesso cultural através da crítica em exercícios online como de curadoria, cineclubismo e grupos de estudo a partir da virtualidade quarentenada, além de abordar como a distância pode gerar união e ajudar a decolonizar o olhar a partir da pluralidade de encontros.

Para participar não precisa de nenhum pré-requisito. É só acessar o Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória e acompanhar. Não precisa se inscrever.

Mostras 

Minha História É Outra, de Mariana Campos, será exibido na 5ª Mostra Mulheres no Cinema

O público vai poder conferir a Quarta Sessão Competitiva Nacional, com a exibição de quatro curtas da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que apresenta uma seleção de títulos da safra recente do cinema brasileiro. São eles: Para Todas as Moças, de Castiel Vitorino Brasileiro; Jorge, de Jéferson Vasconcelos; O Conforto das Ruínas, de Gabriela Lourenzato;  Inabitável, de Matheus Farias e Enock Carvalho. O outro filme que compõe a sessão é Chico Rei entre Nós, de Joyce Prado, que faz parte da 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

A 5ª Mostra Mulheres no Cinema apresenta filmes dirigidos exclusivamente por mulheres e que aborda as questões de gênero, valorizando a atuação feminina por trás das câmeras. Este ano serão exibidas as produções Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno; Angela, de Marília Nogueira; Esmalte Vermelho Sangue, de Gabriela Altaf; e Minha História É Outra, de Mariana Campos. 

Já a 4ª Mostra Nacional de Videoclipes apresenta 16 produções de gênero experimental por excelência e que fundem música e audiovisual. São eles: Blá Blá Blá, de Junior Batista. Artista: Morenna; Killa, de Jessica Lauane. Artista: Enme; Primeiro Remix, de Raphael Correa. Artista: Antonio e Gustavo Rosseb; Livre pra Viver, de Danilo Laslo. Artista: Douglas Lopes; Gigantesca, de Letícia Pires. Artista: Mariana Volker; Pila Pilão, de Giuliana Danza. Artista: Serelepe; Dark Cloud, de MAGU (Marina Abranches e Gustavo Martins). Artista: Dan Abranches; Fantasmas Talvez, de Diego Locatelli e Felipe Amarelo. Artista: André Prando; Ave de Nós, de Roberto Mamfrim. Artista: Kanduras; Roma, de Francisco Xavier. Artista: Cinco Nós; Diferenciado, de Amon e Jeffão. Artista: PTK; Náufrago, de Consuelo Cruz e Pedro Henrique França. Artista: Majur; O Clã, de Raymundo Calumby. Artista: Isis Broken; Texas, de Felipe Soares. Artista: Kira Aderne e Tárcio Luna; Cidadão de Bem, de Cainã Morellato. Artista: Cainã e a Vizinhança do Espelho; Sinal Fechado, de Lucas Sá. Artista: Getúlio Abelha. 

As Viajantes, de Davi Mello, será exibido na 2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror

A 2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror, traz o terror para o evento. Serão exibidos os filmes Náusea, de Thomas Webber; Eu Estou Vivo, de Maíra Campos e Michel Ramos; Mamãe Tem Um Demônio, de Demerson Souza; As Viajantes, de Davi Mello. 

Encerrando a programação desta sexta-feira, o segundo dia da 1ª Mostra AudioTransVisual. Idealizada por André da Costa, a janela é resultado de um curso online e gratuito – proposto durante a pandemia de COVID-19 -, que possibilitou a formação de 30 alunes trans de 13 estados brasileiros. Serão exibidos seis curtas: Bhoreal, de Bernardo de Assis; Graça em Tempo de Pandemia, Rhany Merces; A Corpa Fala, de Gabbs Torres; Nelliel, de Jane Beatriz; Adão, de Henrique Bulhões; e A Coisa tá Russa, de Deborah Gomes. 

Todas as mostras entram no ar a partir das 19 horas na plataforma InnSaei.TV, com exceção da 1ª Mostra AudioTransVisual, disponível no Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória. Os filmes podem ser acessado gratuitamente por 24 horas.  

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
PROGRAMAÇÃO – 27 DE NOVEMBRO

Sexta-feira

11h Debate Terceira Sessão Competitiva Nacional
13h Bate-Papo Banda Sonora: Do Processo Criativo ao Business com DJ Dolores
15h Debate 10ª Mostra Quatro Estações
16h Masterclass Olhar crítico 2020: Uma estética pandêmica com Filippo Pitanga

19h Quarta Sessão Competitiva Nacional

Para Todas as Moças, de Castiel Vitorino Brasileiro (DOC, ES, 2′)
Jorge, de Jéferson Vasconcelos (FIC, RJ, 19′)
O Conforto das Ruínas, de Gabriela Lourenzato (FIC, SP, 18′)
Inabitável, de Matheus Farias e Enock Carvalho (FIC, PE, 20′)
Chico Rei entre Nós, de Joyce Prado (DOC, SP, 94’) 

5ª Mostra Mulheres no Cinema

Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno (DOC, PR, 13’)
Angela, de Marília Nogueira (FIC, MG, 15’)
Esmalte Vermelho Sangue, de Gabriela Altaf (DOC, RJ, 13’)
Minha História É Outra, de Mariana Campos (DOC, RJ, 22’)

4ª Mostra Nacional de Videoclipes

Blá Blá Blá, de Junior Batista. Artista: Morenna (ES, 3’)
Killa, de Jessica Lauane. Artista: Enme (MA, 3’)
Primeiro Remix, de Raphael Correa. Artista: Antonio e Gustavo Rosseb (SP, 3’)
Livre pra Viver, de Danilo Laslo. Artista: Douglas Lopes (ES, 4’)
Gigantesca, de Letícia Pires. Artista: Mariana Volker (RJ, 4’)
Pila Pilão, de Giuliana Danza. Artista: Serelepe (MG, 1’)
Dark Cloud, de MAGU (Marina Abranches e Gustavo Martins). Artista: Dan Abranches (ES, 4’)
Fantasmas Talvez, de Diego Locatelli e Felipe Amarelo. Artista: André Prando (ES, 4’)
Ave de Nós, de Roberto Mamfrim. Artista: Kanduras (SP, 4’)
Roma, de Francisco Xavier. Artista: Cinco Nós (ES, 4’)
Diferenciado, de Amon e Jeffão. Artista: PTK (ES, 2’)
Náufrago, de Consuelo Cruz e Pedro Henrique França. Artista: Majur (RJ, 3’)
O Clã, de Raymundo Calumby. Artista: Isis Broken (SE, 3’)
Texas, de Felipe Soares. Artista: Kira Aderne e Tárcio Luna (PE, 6’)
Cidadão de Bem, de Cainã Morellato. Artista: Cainã e a Vizinhança do Espelho (ES, 3’)
Sinal Fechado, de Lucas Sá. Artista: Getúlio Abelha (MA, 6’)

2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror 

Náusea, de Thomas Webber (FIC, PR, 13’)
Eu Estou Vivo, de Maíra Campos e Michel Ramos (FIC, MG, 23’)
Mamãe Tem Um Demônio, de Demerson Souza (FIC, SP, 25’)
As Viajantes, de Davi Mello (FIC, SP, 11’)

1ª Mostra AudioTransVisual

Bhoreal, de Bernardo de Assis
Graça em Tempo de Pandemia, Rhany Merces
A Corpa Fala, de Gabbs Torres
Nelliel, de Jane Beatriz
Adão, de Henrique Bulhões
A Coisa tá Russa, de Deborah Gomes