Começou na noite da última terça-feira (24) o 27º Festival de Cinema de Vitória, que este ano acontece em formato online devido a pandemia do Covid-19. O evento, que foi transmitido pela plataforma  InnSaei.TV e pelo Canal de YouTube do FCV, contou com a apresentação do ator Armando Babaioff e da jornalista Renata Rasseli

A produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória, Larissa Delbone, deu as boas vindas ao público. “Esse ano nosso encontro está um pouco diferente. A gente vai se ver na plataforma InnSaei.TV, onde o festival está hospedando os filmes. Queria agradecer imensamente aos diretores, produtores e a nossa equipe que juntos conseguimos tirar esse festival do papel”. 

Larissa Delbone, produtora executiva do FCV, dando as boas vindas ao público. Foto: Tati Hauer

Larissa pontuou a importância do investimento em cultura em um ano difícil para o setor. “Esse foi um dos anos mais difíceis da nossa produção. Que a gente volte a se encontrar nas próximas edições, e que o cinema exista e resista apesar das dificuldades. Meu muito obrigada aos patrocinadores e apoiadores que nos ajudaram a levar essa edição adiante”.  

O Secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, destacou a programação do evento que está disponível gratuitamente para o público. “É um prazer estar na cerimônia de abertura do Festival de Cinema de Vitória, que está com esse formato digital. Um formato novo que traz novos desafios, mas segue cumprindo seu papel como um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. Esse ano com mais de 100 filmes, em 13 mostras e uma programação riquíssima disponível online. É um prazer para o Governo do Estado, a Secretaria da Cultura estar participando como parceiro desse evento tão importante”. 

O Diretor Presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, destacou a importância de apoiar projetos que fomentem a cultura e a inclusão social. “O 27º Festival de Cinema de Vitória este ano, por conta da pandemia, será no formato online, proporcionando acesso a toda população capixaba. O Banestes como verdadeiro banco dos capixabas mantém um apoio constante a projetos que fortalecem a cultura e a inclusão social em nosso estado. Assim agradecemos por participar desse importante projeto, o tradicional Festival de Cinema de Vitória”. 

Fechando a cerimônia de abertura, o Gerente de Relações Institucionais da Rede Gazeta, Eduardo Fachetti apontou a importância da cultura para o cotidiano das pessoas durante pandemia que acontece no mundo em 2020. “Mais uma edição do FCV que este ano está no formato online. Um ano que nos obrigou a ficar longe de quem a gente gosta, fazer distanciamento, usar máscara. Tantos problemas nos mostrou o valor da arte para que a gente não surte. Então a gente tem uma programação nos próximos dias para desopilar, desestressar, para valorizar a arte e a produção audiovisual. Eu espero que vocês curtam a programação e, assim como nos outros anos, a Rede Gazeta faz questão de estar ao lado dos produtores de conteúdo nesse momento que é tão importante para o calendário do cinema brasileiro”. 

Homenagem Capixaba 

Claudino de Jesus, Homenageado Capixaba do 27FCV, com o Troféu Vitória. Foto: Tati Hauer

Outro destaque da noite foi a homenagem a Claudino de Jesus. Produtor, ator, técnico e diretor nas áreas de audiovisual e artes cênicas, ele é um dos principais personagens da retomada do movimento cineclubista brasileiro no início dos anos 2000, que o levou à presidência do Conselho Nacional de Cineclubes (1981 a 1995 / 2004 a 2010) e à presidência da Federação Internacional de Cineclubes (FICC), cargo exercido por quase dez anos – de 2010 a 2019.

Além da trajetória múltipla no mundo das artes, ele também é médico, gestor público, professor universitário e ambientalista. O que une essas diferentes áreas de atuação em sua biografia é o seu engajamento nas causas coletivas, na defesa da democracia e da diversidade.

Muito emocionado, Claudino agradeceu a homenagem no FCV. “É uma honra estar aqui com vocês. Eu queria falar da grande emoção, da alegria, da comoção que eu fui tomado com o convite para ser homenageado pelo festival. É de uma importância imensa na minha história, no meu currículo, na minha vida ser homenageado no meu Estado, na minha cidade, por um festival que eu conheço desde o seu nascedouro”. 

Como parte da homenagem será produzido o Caderno do Homenageado, uma publicação exclusiva assinada pelo jornalista Paulo Gois Bastos, uma escultura inédita criada pelo artista José Carlos Vilar e uma joia exclusiva da Carla Buaiz Jóias, além do Troféu Vitória.

Mostras 

Estamos Todos na Sarjeta, mas Alguns de Nós Olham as Estrelas, de João Marcos de Almeida e Sérgio Silva, filme da 7ª Mostra Outros Olhares

O primeiro dia de exibição trouxe para o público a seleção de filmes da Primeira Sessão Competitiva Nacional. A janela apresenta os curtas da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com quatro filmes: 4 Bilhões de Infinitos, de Marco Antônio Pereira; Ilhas de Calor, de Ulisses Arthur; A Morte Branca do Feiticeiro Negro, de Rodrigo Ribeiro; 90 Rounds, de Juane Vaillant e João Oliveira. Além do longa-metragem Pureza, de Renato Barbieri, que faz parte da 10ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

Outro destaque são os filmes da 7ª Mostra Outros Olhares, que propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares, e apresenta os curtas O Que Pode um Corpo?, de Victor Di Marco e Márcio Picoli; Rebento, de Vinicius Eliziário; Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé, de Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra; Carta para Dona Quarentena, de Letícia Braga; e Estamos Todos na Sarjeta, mas Alguns de Nós Olham as Estrelas, de João Marcos de Almeida e Sérgio Silva. 

Fora de competição, a Sessão Especial de Abertura, exibe O Cemitério das Almas Perdidas, do diretor Rodrigo Aragão, um dos nomes de maior destaque do cinema de horror tanto no Brasil quanto no mercado internacional.

Os filmes ficam disponíveis gratuitamente por 24 horas depois do lançamento que acontece sempre às 19 horas exclusivamente na plataforma  InnSaei.TV

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito