Segundo um levantamento de 2017, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a solidão é o maior medo dos brasileiros na terceira idade. Estar e se sentir só durante a velhice é o tema central do documentário O Tempo e a Falta, de Claudiana Braga. O filme é um dos selecionados para a 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.
A ideia do filme surgiu a partir de um olhar atento da diretora para os seus familiares. “Desde criança acompanho de perto o processo de perda de laços afetivos com o avanço da velhice dos meus avós, que me criaram, o que me fez querer retratar essa solidão em um documentário” explica Claudiana.
A solidão retratada no filme foi relativamente vivenciada pela diretora, que realizou as filmagens do projeto de maneira solitária. “Foi um processo um tanto melancólico lidar com as tristezas dos idosos que filmei. Escolhi passar por esse processo sozinha, sem equipe, portanto me senti sobrecarregada de várias maneiras. Fazer um filme sozinha sobre solidão foi uma experiência única”.
Para Claudiana ter o filme selecionado para o Festival de Cinema de Vitória é a realização de um sonho. “Uma surpresa incrível, por ser meu primeiro filme e também meu trabalho de conclusão de curso, nunca pensei que conseguiria esse espaço. Durante a minha graduação de Cinema na Ufes sempre acompanhei o Festival e sonhava um dia ver um filme meu sendo exibido lá”.
Online
O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de Youtube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.
O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

O TEMPO E A FALTA (DOC, 17’, ES), Claudiana Braga
O Tempo e a Falta acompanha idosos que revelam sentimentos de solidão em seu cotidiano. Classificação indicativa: 12 anos.
