A programação do sexto e último dia do 30º Festival de Cinema de Vitória movimentou o sábado (23) dos capixabas. A programação teve início com os debates com os realizadores dos com os programas finais da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, às 10 horas, no Salão Penedo, no Hotel Senac. 

Depois, na parte da tarde, o público conferiu as duas últimas mostras competitivas desta edição. Às 13 horas, Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória, aconteceu a 8ª Mostra Mulheres no Cinema. A janela, que abre espaço exclusivo para realizadoras, exibiu oito curtas-metragens: Alexandrina – Um Relâmpago, de Keila Sankofa; Fala Sincera, de Yacewara Pataxó; Manchas de Sol, de Martha Mariot; Azul da Cor do Mar, de Natália Dornellas; Vozes-Mulheres, de Laynara Rafaela; Nicinha Não Vem, de Muriel Alves; Lei da Mordaça, de Isabella Vilela; e Todavia Sinto, de Evelyn Santos. A diretora Natália Dornelas (Azul da Cor do Mar) participou da sessão. 

Na sequência, às 15 horas, na mesma Sala Cariê Lindenberg, foi a vez da 8ª Mostra Cinema e Negritude.  Com foco em visibilizar a produção de realizadores negros, a janela exibiu sete filmes. São eles: Mergulho, de Marton Olympio & Anderson Jesus; Espelho, de Laynara Rafaela; Firmina, de Izah Neiva; Insígnia, de Beatriz Barreto; Caminhos Afrodiaspóricos pelo Recôncavo da Guanabara, de Wagner Novais; Espaço Dentro, de Natasha Rodrigues; e Avôa, de Lucas Mendes. A diretora Izah Neiva (foto: Gustavo Louzada/ Acervo Galpão IBCA) participou da sessão. 

Também às 15 horas, mas na Sala Marien Calixte, o público conferiu a 13ª Mostra Quatro Estações. Mostra que tem a diversidade sexual como temática, a sessão trouxe para a tela cinco produções:  Ferro’s Bar, de Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros; A Menina Atrás do Espelho, de Iuri Moreno; Entrelaços, de Giulia Tomasini e Marina Pessato; Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli; e Casa de Bonecas, de George Pedrosa. As diretoras Giulia Tomasini e Marina Pessato (Entrelaços) participaram da sessão. 

Fora de competição, às 13 horas, na Sala Marien Calixte, aconteceu a última sessão da Mostra A Cinemateca é Brasileira, que exibiu o clássico Cabra Marcado Para Morrer, documentário de Eduardo Coutinho. As filmagens sobre a vida do líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962, são interrompidas pelo golpe militar em 1964. Dezessete anos depois, Coutinho retoma o projeto, e as personagens do filme interrompido se tornam protagonistas. 

TEATRO GLÓRIA 

A última noite do 30º Festival de Cinema de Vitória marcou a Cerimônia de Premiação dos 98 filmes exibidos nas 12 mostras competitivas durante os seis dias de programação do evento. A programação no Teatro Glória teve início com a Sessão Especial de Encerramento, que exibiu o documentário Lô Borges – Toda Essa Água, do capixaba Rodrigo de Oliveira. O  documentário apresenta um olhar afetivo sobre a história do músico mineiro e cria uma ponte entre o artista de 20 anos e o experiente músico que acaba de ultrapassar os 70, em uma trajetória de brilhos, medos, sonhos e o eterno desejo pela estrada e pela aventura da composição. 

Na sequência, o público conheceu os filmes vencedores do Troféu Vitória. Na 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas Ramal, de Higor Gomes, foi o Melhor Filme (Júri Técnico) e Remendo, de Roger Ghil, o Melhor Filme pela votação do público. Já na 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, Represa, de Diego Hoefel, foi o grande vencedor com quatro prêmios. Toda Noite Estarei Lá, de Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, foi escolhido o Melhor Filme pelo Júri Popular. 

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE PREMIADOS NO 30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA


O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).