Formações

As formações do 30º Festival de Cinema de Vitória tem o objetivo de aprimorar as habilidades de quem trabalha com o audiovisual, de forma amadora ou profissional. Serão três workshops, com a proposta de aperfeiçoar técnicas por meio de encontros com profissionais de referência na área. Conheça mais sobre as oficinas e os profissionais que irão ministrá-las.

Workshop Experimental de Fotografia – Museu Vale Extramuros

com Jordana Caetano e Weverson Tertuliano

Turma 1: 20 de Setembro das 14 às 17 horas
Turma 2: 21 de Setembro das 14 às 17 horas

Hotel Senac Ilha do Boi 

*inscrições abertas

A oficina de light painting é fruto do estudo realizado pelo Núcleo Educativo da exposição “O Brasil que Merece o Brasil – Walter Firmo”, mostra fotográfica realizada no Museu Vale em 2019, que trouxe um breve histórico da fotografia a partir da experimentação do corpo, tanto no olhar e criação com princípios da captação do tempo e luz.

Jordana Caetano é licenciada em artes visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduanda em Comunicação e Semiótica. Weverson Tertuliano é licenciado em História e possui formação em Gramática avançada em Libras pelo Instituto Tertúlia Libras. A dupla atua na equipe de educadores do Instituto Cultural Vale.

Workshop Narrativas Audiovisuais

com Leandro Soares

Terça-feira, 19 de setembro, das 8 às 11 horas
Faesa – Centro Universitário
*formação exclusiva para os alunos da instituição de ensino

Durante o workshop serão abordados os principais elementos para materializar uma ideia em narrativa audiovisual. Trata-se de uma conversa sobre estrutura, personagens, história e diálogos, passando pelo máximo de pontos importantes sobre o estudo e as técnicas do roteiro para, mais do que uma exposição em si, instigar uma conversa e produzir interesse nos alunos para continuar o exercício, a pesquisa e o estudo. No workshop busca-se entender concretamente o que é sinopse, logline, argumento, escaleta, o roteiro em si; e no que consiste uma temporada de série, tentando entender o que difere a narrativa serializada da narrativa clássica do cinema. Propõe-se olhar para a estrutura em três atos e observar como ela se aplica tanto no caso do cinema quanto nas temporadas de séries. Também são apresentadas algumas obras e leituras relevantes para o estudo e aprofundamento das técnicas de roteiro. Por fim, propõe-se discutir a questão da comédia e do humor nos dias atuais, da importância de abordar esses temas com um olhar mais sensível do que jamais olhamos.

Leandro Soares é ator, autor e tradutor, fluente em francês, inglês, castelhano e alemão. Bacharel em Direito pela UERJ, também cursou Teoria do Teatro – Artes Cênicas na Unirio e fez parte do teatro amador O Tablado. Foi aluno de Judith Malina, Anatoli Vassiliev e Jean-François Dusigne. Em 2010, criou e protagonizou a série de comédia Morando Sozinho, no canal Multishow. Criou para o mesmo canal Vai Que Cola (2013), vencedor do Prêmio Extra de melhor programa de humor (2015) e Prêmio ABRA de Roteiros (2017). Escreveu ainda os dois longas: Vai Que Cola – o Filme (2015) e Vai Que Cola 2 – o Começo (2019), que levaram mais de 4 milhões de espectadores ao cinema. Atuou nos longas Tamo Junto (2016), de Matheus Souza; Tudo Acaba em Festa (2018), de André Pellenz; Não Vamos Pagar Nada (2020), de João Fonseca; e Derrapada (2022), de Pedro Amorim. No teatro, traduziu e adaptou A Importância de Ser Perfeito (2013), de Oscar Wilde, vencedor dos prêmios Shell, Cesgranrio, APTR e FITA – incluindo o de Melhor Tradução e Adaptação e Melhor Elenco, além do prêmio de Melhor Espetáculo pelo júri popular. Também traduziu e adaptou Ubu Rei (2017), de Alfred Jarry. Atualmente é criador, autor e showrunner de Nada Suspeitos, nova série da NETFLIX.

Workshop O Processo Cinematográfico [CANCELADO]

com Luiz Carlos Lacerda 

Quarta-feira, 20 de setembro, das 13 às 17 horas
Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho
*formação exclusiva para os alunos da instituição de ensino

O objetivo da formação é apresentar para os alunos todo o processo que envolve a realização de uma obra cinematográfica: Pré-produção (análise técnica do roteiro/ conceituação estética/ plano de filmagem / estratégias de produção/ procura de locações/ seleção de elenco e figuração/ planilhas da arte e dos figurinos/ prova de figurinos); Filmagem (ordem do dia/ opção chuva/inter-relação entre a equipe e o elenco/ o papel e os limites das funções); e Pós-produção (edição/edição de som/ composição da trilha e gravação/ mixagem/ colorização da imagem).

Luiz Carlos Lacerda é cineasta, roteirista e produtor. Roteirizou e dirigiu cerca de 30 documentários sobre personagens da cultura brasileira; 10 longas (entre ficções e documentários), com destaque para os premiados Leila Diniz, For All, Viva Sapato! A Mulher de Longe, Introdução à Música do Sangue e O Que Seria Deste Mundo sem Paixão?; bem como séries para TV. Professor de Cinema na Universidade Estácio de Sá; Polo do Pensamento Contemporâneo; Grupo Nós do Morro; Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba; Escola Darcy Ribeiro e Faculdade de Arte do Paraná. Realiza Oficinas no Festival de Vitória e em diversas mostras.