Tendo o cinema de gênero como ferramenta para abordar inúmeros assuntos que atravessam a sociedade contemporânea, a 5ª Mostra do Outro Lado – Cinema Fantástico traz o horror e a fantasia para a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória. A janela competitiva de exibição acontece no dia 21 de setembro, quinta-feira, às 16 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória.

Para o curador da mostra, o mestrando e pesquisador do audiovisual Waldir Segundo, “a mostra Do Outro Lado chega em sua quinta edição, consolidando-se não somente como um braço essencial do Festival de Cinema de Vitória, que comemora 30 anos, mas também no imaginário do cinema de horror e fantástico no Brasil. Trata-se de festival que sempre buscou se renovar e absorver novidades, sempre atento à formação de um novo elemento corpóreo no cinema brasileiro, primeiro ao abrir as portas para o Cinema de Bordas e, logo em seguida, com esta querida janela de cinema de gênero que é a mostra Do Outro Lado”. 

Na programação o público vai conferir cinco filmes. São eles: Luminárias, de Evandro Caixeta e João Gilberto Lara; Água Doce, de Antonio Miano; La Pursé, de Gabriel Nóbrega e Lucas René; Nau, de Renata de Lélis; Encruzilhadas do Caos, de Alexander S. Buck.

As produções concorrem ao Troféu Vitória nas categorias de Melhor Filme (Júri Técnico) e Melhor Filme (Júri Popular). A entrada para a 5ª Mostra do Outro Lado – Cinema Fantástico é gratuita. Os ingressos para a sessão estarão disponíveis na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço. 

O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA 
18 a 23 de setembro 

5ª MOSTRA DO OUTRO LADO – CINEMA FANTÁSTICO
21 de setembro, quinta-feira, 16 horas 
Sala Cariê Lindenberg, Sesc Glória

Luminárias
Evandro Caixeta e João Gilberto Lara
[FIC, 19’, MG, 2022]
Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Um geólogo alemão documenta o evento mais importante da sua vida: sua jornada até Luminárias, em Minas Gerais, onde mito e realidade se misturam numa experiência fantástica e reveladora.

Água Doce
Antonio Miano
[FIC, 25’, SP, 2023]
Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse: João e Pedro são primos que se reencontram depois de muito tempo para resolver questões relacionadas a uma herança conjunta: o sítio de seus finados avós no interior do estado que está prestes a ser vendido para uma usina de cana-de-açúcar. Forças da natureza revelam questões mal resolvidas entre eles.

La Pursé
Gabriel Nóbrega e Lucas René
[ANI, 9’, SP, 2022]
Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse: Num bairro tranquilo, dois octogenários moram lado a lado. Seu Badú é um taxidermista de gosto duvidoso. Está enlouquecidamente apaixonado por sua vizinha: Dona Aurélia, uma senhora míope e distraída, dona de um pobre gato à beira da inanição… Trata-se de uma comédia? Um romance? Ou, quem sabe, uma história de terror insólita?

Nau
Renata de Lélis
[FIC, 12’, RS, 2022]
Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse: “Nau” conta a história de uma mulher que crê ser um ser aquático. Tudo começa quando ela se sente atraída por uma embarcação. Em seu caminho, suas poucas relações são portais que a levam cada vez mais fundo nesse delírio, ou realidade, onde ela se transmuta em peixe.

Encruzilhadas do Caos
Alexander S. Buck
[FIC, 20’, ES, 2023]Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Uma corrida noturna alucinante numa era pré-redes sociais em que Cabelo e Parreco, dois jovens metaleiros, precisam fixar centenas de cartazes de um show de heavy metal pelas ruas da Serra. Após profanarem uma oferenda, terão de lidar com as consequências de seus atos em uma jornada de ação e reação e muita aventura.