Tendo o cinema de gênero como ferramenta para abordar inúmeros assuntos que atravessam a sociedade contemporânea, a 5ª Mostra do Outro Lado – Cinema Fantástico traz o horror e a fantasia para a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória. A janela competitiva de exibição acontece no dia 21 de setembro, quinta-feira, às 16 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória.
Para o curador da mostra, o mestrando e pesquisador do audiovisual Waldir Segundo, “a mostra Do Outro Lado chega em sua quinta edição, consolidando-se não somente como um braço essencial do Festival de Cinema de Vitória, que comemora 30 anos, mas também no imaginário do cinema de horror e fantástico no Brasil. Trata-se de festival que sempre buscou se renovar e absorver novidades, sempre atento à formação de um novo elemento corpóreo no cinema brasileiro, primeiro ao abrir as portas para o Cinema de Bordas e, logo em seguida, com esta querida janela de cinema de gênero que é a mostra Do Outro Lado”.
Na programação o público vai conferir cinco filmes. São eles: Luminárias, de Evandro Caixeta e João Gilberto Lara; Água Doce, de Antonio Miano; La Pursé, de Gabriel Nóbrega e Lucas René; Nau, de Renata de Lélis; Encruzilhadas do Caos, de Alexander S. Buck.
As produções concorrem ao Troféu Vitória nas categorias de Melhor Filme (Júri Técnico) e Melhor Filme (Júri Popular). A entrada para a 5ª Mostra do Outro Lado – Cinema Fantástico é gratuita. Os ingressos para a sessão estarão disponíveis na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
18 a 23 de setembro
5ª MOSTRA DO OUTRO LADO – CINEMA FANTÁSTICO
21 de setembro, quinta-feira, 16 horas
Sala Cariê Lindenberg, Sesc Glória

Luminárias
Evandro Caixeta e João Gilberto Lara
[FIC, 19’, MG, 2022]
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Um geólogo alemão documenta o evento mais importante da sua vida: sua jornada até Luminárias, em Minas Gerais, onde mito e realidade se misturam numa experiência fantástica e reveladora.

Água Doce
Antonio Miano
[FIC, 25’, SP, 2023]
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: João e Pedro são primos que se reencontram depois de muito tempo para resolver questões relacionadas a uma herança conjunta: o sítio de seus finados avós no interior do estado que está prestes a ser vendido para uma usina de cana-de-açúcar. Forças da natureza revelam questões mal resolvidas entre eles.

La Pursé
Gabriel Nóbrega e Lucas René
[ANI, 9’, SP, 2022]
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Num bairro tranquilo, dois octogenários moram lado a lado. Seu Badú é um taxidermista de gosto duvidoso. Está enlouquecidamente apaixonado por sua vizinha: Dona Aurélia, uma senhora míope e distraída, dona de um pobre gato à beira da inanição… Trata-se de uma comédia? Um romance? Ou, quem sabe, uma história de terror insólita?

Nau
Renata de Lélis
[FIC, 12’, RS, 2022]
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: “Nau” conta a história de uma mulher que crê ser um ser aquático. Tudo começa quando ela se sente atraída por uma embarcação. Em seu caminho, suas poucas relações são portais que a levam cada vez mais fundo nesse delírio, ou realidade, onde ela se transmuta em peixe.

Comentários