É hoje! Acontece nesta quarta-feira (14), a partir das 19 horas, a Cerimônia de Abertura da  Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória que promove sessões que apresentam um recorte do audiovisual brasileiro a partir dos filmes que foram exibidos nas três décadas de festival. A programação tem início às 19 horas, no Teatro Glória, do Sesc Glória. 

O curta Inabitáveis, de Anderson Bardot, é um dos destaques da Mostra Comemorativa 30 Anos. Foto: Luara Monteiro

A programação tem início com a Sessão Espírito Santo em Retrospectiva, janela que exibirá cinco curtas-metragens que jogam luz sobre a produção de realizadores capixabas. O filme da noite é Inabitáveis (ES, 2020), de Anderson Bardot, exibido originalmente na no 27º Festival de Cinema de Vitória. Com uma carreira de sucesso em diversos festivais do mundo, o curta joga luz sobre uma companhia contemporânea de dança que está prestes a estrear o espetáculo Inabitáveis, o seu mais novo espetáculo que aborda como tema a homoafetividade negra. Paralelamente aos ensaios, o coreógrafo constrói uma amizade com Pedro, um jovem menino negro que não se identifica como menino.

Na sequência, na Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens, o público assiste ao filme Quase Dois Irmãos (RJ, 2004), de Lucia Murat. O longa-metragem se passa nos anos de 1970, quando o país vivia sob a ditadura militar, muitos presos políticos foram levados para a Penitenciária da Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro, e conviviam com assaltantes de bancos que também estavam submetidos à Lei de Segurança Nacional. Ambos cumpriam pena na mesma galeria. O encontro entre esses dois mundos é parte importante da história da violência que o País enfrenta hoje. A produção mostra como essa relação se desenvolveu e o conflito estabelecido entre eles. Entre o conflito e o aprendizado, nasceu o Comando Vermelho, que mais tarde passou a dominar o tráfico de drogas.

A programação é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos uma hora antes do início de cada sessão na bilheteria do local. 

A CINEMATECA É BRASILEIRA

Em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca, a Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória promove a estreia nacional da mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira, que reúne títulos de diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas,  demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo de mais de um século de história. O filme que será exibido é o mitológico e vanguardista Limite (PB, 1931), de Mário Peixoto, uma das produções iniciais do cinema brasileiro. A sessão acontece no dia 14 de junho, às 14 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória.

MOSTRA COMEMORATIVA FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA

Hoje é o segundo dia da Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória que apresenta seis curtas-metragens premiados com o Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Popular formado pelos próprios estudantes. As sessões são gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 09 e 14 horas, no Cine Metrópolis, na UFES. Os curtas que serão exibidos são: Zen ou Não Zen? Eis a Questão, direção coletiva; Mãos de Vento e Olhos de Dentro, de Susanna Lira; As Férias de Lord Lucas, de Tatiana Nequete; A Ilha, de Alê Camargo; A Culpa é do Neymar, de João Ademir; e Apaixonadinho, de Alexandre Estevanato. A sessão exclusiva para estudantes das escolas de ensino público da Grande Vitória previamente selecionadas. 

A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO
MOSTRA COMEMORATIVA 30 ANOS DO FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA 

Dia 14 de Junho 
Quarta-feira
9h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – UFES
14h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – UFES
14h – Mostra A Cinemateca é Brasileira – Sala Marien Calixte – Sesc Glória 
Limite, Mário Peixoto (1931, 120 min, FIC, RJ)
19hAbertura da Mostra Comemorativa 30 Anos de Festival de Cinema de Vitória – Teatro Glória – Sesc Glória (com acessibilidade em Libras)

Sessão Espírito Santo em Retrospectiva – Teatro Glória – Sesc Glória (com acessibilidade em Libras)
Inabitáveis, de Anderson Bardot (2020, 25 min, FIC, ES, Classificação indicativa: 14 anos)
Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens – Teatro Glória – Sesc Glória (com acessibilidade em Libras)
Quase Dois Irmãos, de Lucia Murat (2004, 102 min, FIC, RJ, Classificação indicativa: 16 anos)