Na edição em que comemora 30 anos de história, o Festival de Cinema de Vitória realiza em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca, a estreia da mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira, com o patrocínio estratégico do Instituto Cultural Vale, levará títulos que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas,  demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de um século de história.

O filme, que será exibido dentro da programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, é uma das produções iniciais do cinema brasileiro, o mitológico e vanguardista Limite, único trabalho realizado pelo diretor Mário Peixoto. A sessão acontece no dia 14 de junho, às 14 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória, com entrada gratuita. 

Lançado em 1931, Limite acompanha duas mulheres e um homem que estão à deriva num pequeno barco. Por meio de flashbacks, a história de cada um deles é contada. O longa-metragem foi realizado pouco antes da transição do cinema silencioso para o sonoro e apresenta uma história não-linear, sem o auxílio excessivo de intertítulos, com inovações  fotográficas e de montagem, que renderam ao filme a alcunha de obra-prima vanguardista do  cinema brasileiro. Perdido por muitos anos, tornou-se um mito, até ser recuperado nos anos 1970 e restaurado posteriormente. O filme está em 1º lugar na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes  brasileiros de todos os tempos.

A MOSTRA 

Desde 2022, a Cinemateca Brasileira passa por um processo de reconstrução liderado pela Sociedade Amigos da Cinemateca. Este grupo, entendendo que dar visibilidade é tão importante quanto conservar obras audiovisuais brasileiras, idealizou a mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira, que apresenta um olhar plural sobre a produção cinematográfica realizada no Brasil em 120 anos. 

A mostra apresenta 17 filmes – 16 longas e um curta-metragem – que apresentam trabalhos dos primeiros tempos do cinema brasileiro, produzidos nas décadas de 1920 e 1930; filmes dos estúdios Atlântida e Vera Cruz; produções do Cinema Novo e do Cinema Marginal; obras do universo do terror e produções influenciadas pelo tropicalismo e pelo movimento modernista; além de documentários fundamentais para pensar o Brasil. 

Em setembro, dentro da programação do 30º Festival de Cinema de Vitória, no Sesc Glória, serão exibidos outros filmes dessa seleção. São eles: São Paulo: a Sinfonia da Metrópole [1929], de Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny; Deus e o Diabo na Terra do Sol [1964], de Glauber Rocha; O Bandido da Luz Vermelha [1968], de Rogério Sganzerla; e  Cabra Marcado Para Morrer [1984], de Eduardo Coutinho. 

MOSTRA COMEMORATIVA 30 ANOS

Contar a história das três décadas de existência do Festival de Cinema de Vitória por meio do seu principal produto: os filmes. Essa é a proposta da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que promove sessões que apresentam um recorte simbólico do audiovisual brasileiro a partir dos filmes que foram exibidos no FCV.    

No Sesc Glória, de 14 a 18 de junho, serão exibidos 25 curtas e cinco longas-metragens divididos em três janelas de exibição: Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens, 20 filmes das mais diferentes linguagens e de várias regiões do Brasil; Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens, cinco importantes longas que trazem um recorte da produção autoral brasileira; Sessão Espírito Santo em Retrospectiva, cinco curtas-metragens que jogam luz sobre a produção de realizadores capixabas. 

Na quinta-feira (15), também no Sesc Glória, acontece a Cerimônia de Homenagem ao ator Marcos Palmeira, que receberá o Troféu Vitória por sua contribuição ao audiovisual e à cultura brasileira.  Na sexta-feira (16), no Hotel Senac Ilha do Boi, acontece a Coletiva de Homenagem que marca o lançamento do Caderno do Homenageado: Marcos Palmeira, publicação biográfica e inédita sobre sua vida e carreira. 

O público infantojuvenil também vai poder conferir uma seleção especial na Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória, com filmes que fizeram história em mais de duas décadas da janela audiovisual. As sessões acontecem na Universidade Federal do Espírito Santo UFES, e são voltadas para os alunos das escolas públicas da Grande Vitória. 

Toda a programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória é gratuita. 

A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).