O terceiro dia do 29º Festival de Cinema de Vitória segue com uma programação intensa para os apaixonados pelo audiovisual. Nesta quarta-feira (21), acontecem mais duas sessões do 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória, no Cine Metrópolis, na Ufes. No Centro Cultural Sesc Glória, o público vai poder conferir a 7ª Mostra Cinema e Negritude, a 9ª Mostra Outros Olhares, a 26ª Mostra Competitiva de Nacional de Curtas e a 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. As atividades de formação também estão na programação. Além da Oficina de Preparação de Projeto para a Licc, com Paulo Boccato, hoje também acontece o Workshop Narrativas Audiovisuais, com Leandro Soares, no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha.
7ª MOSTRA CINEMA E NEGRITUDE

A programação no Centro Cultural Sesc Glória tem início às 14 horas, na Sala Marien Calixte, com a 7ª Mostra Cinema e Negritude. Com foco em visibilizar a produção de realizadores negros, a mostra é uma janela exclusiva para filmes que abordam a pluralidade de narrativas da população negra. Na programação, cinco curtas: Nunca Pensei que Seria Assim (foto), de Meibe Rodrigues; O Ovo, de Rayane Teles; Serrão, de Marcelo Lin; Kung Fu Allef, de Gabriel Pinheiro; e Sethico, de Wagner Montenegro.
9ª MOSTRA OUTROS OLHARES

O Programa Dois, da 9ª Mostra Outros Olhares, será exibido na Sala Marien Calixte, no Centro Cultural Sesc Glória, a partir das 16 horas. A janela, que propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares, exibe seis curtas-metragens. São eles: Quando as Paredes Falam, de Edson Ferreira; Possa Poder, de Victor Di Marco e Márcio Picoli; O Plantonista do Dia, de Allan Ribeiro; Tudo que Eu Podia Fazer Era Chorar, de Dandara de Morais; Queda, de Lia Leticia; e Ímã de Geladeira (foto), de Carolen Menses e Sidjonathas Araújo.
26ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

O segundo dia de programação da 26ª Mostra Competitiva de Curtas apresenta quatro curtas-metragens da nova safra do cinema brasileiro. São eles: Andrômeda, de Lucas Gesser; Lua de Sangue (foto), de Mirela Morgante e Gustavo Senna; Madrugada, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza; e Solmatalua, de Rodrigo Ribeiro-Andrade.
12ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS

Fechando o terceiro dia de programação, no Teatro Glória, a 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas apresenta o filme A Ursa, de William de Oliveira. O ponto de partida do longa-metragem é um ataque de pitbull em um bairro periférico. Com seus trágicos desdobramentos, a obra reflete sobre a intolerância e a violência da sociedade brasileira.
22º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA

O 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória acontece até o dia 23 de setembro, no Cine Metrópolis, na Ufes. Na sessão matutina, os estudantes das escolas das escolas municipais irão conferir uma seleção de sete curtas-metragens. São eles: Coisa de Menina, de Ester Macedo; Aurora – A Rua que Queria Ser um Rio, de Radhi Meron; Hospital de Brinquedos, de Georgina Castro; Cadim, de Luiza Pugliesi Villaça; Como Levar meu Avô Pro Céu, de Thairo Meneghetti; Hornzz (foto), de Lena Franzz; A Aventura da Primeira Bicicleta, de Carlos Henrique da Costa. Os curtas concorrem ao Troféu Vitória de Melhor Filme, escolhido pelo Júri Popular, formado pelos alunos. Na parte da tarde, fora de competição, será exibido o longa-metragem Pluft, o Fantasminha, de Rosane Svartman, adaptado do clássico homônimo de Maria Clara Machado.
FORMAÇÃO
Dentro das atividades de formação, o Festival realiza nesta quarta-feira (21), o Workshop Narrativas Audiovisuais, com o ator, autor e tradutor Leandro Soares. Durante a atividade serão abordados os principais elementos para materializar uma ideia em narrativa audiovisual. Já a Oficina de Preparação de Projeto para a Licc, que é ministrada pelo produtor e roteirista Paulo Boccato, segue no hotel Golden Tulip Porto Vitória. Seu objetivo é abordar a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba – LICC a partir de estudos de casos e questões previamente submetidas pelos participantes. As vagas para as duas atividades estão esgotadas.
DEBATES
Na manhã desta quarta-feira (21), às 10 horas, no Salão Trindade, do hotel Golden Tulip Porto Vitória acontece o debate sobre o s filmes da primeira noite de exibição da 26ª Mostra Competitiva de Curtas.
O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Comentários