Premiações

O 29º Festival de Cinema de Vitória vai distribuir um total de 32 prêmios, nas 11 mostras competitivas dispostas na programação. À parte os troféus concedidos aos vencedores do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular – escolhidos por meio de voto direto dos espectadores -, as premiações serão feitas por júris formados por profissionais com reconhecidas inserção e carreira na área audiovisual.

A Cerimônia de Premiação acontecerá no último dia de Festival e será transmitida, neste ano, através da plataforma InnSaei.TV.

26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

Uma das mais concorridas janelas desse formato no país, essa é a mostra mais tradicional e que deu origem ao Festival de Cinema de Vitória. Os selecionados concorrem ao Troféu Vitória em diversas categorias e os premiados como melhor filme pelo Júri Técnico.

12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

A Mostra Competitiva Nacional de Longas proporciona aos espectadores um panorama do cinema autoral brasileiro de longa-metragem. A janela tem compromisso com a valorização do fazer cinematográfico de diversos gêneros e estilos com produções de diversas partes do país.

12ª Mostra Quatro Estações

Mostra que tem a diversidade sexual como temática e visa potencializar discursos afirmativos em torno das questões da população LGBTQIAP+. São selecionadas produções que expressam as múltiplas identidades sexuais existentes.

11ª Mostra Foco Capixaba

A Mostra Foco Capixaba é uma janela exclusiva para produções desenvolvidas por realizadores e realizadoras capixabas. Dessa forma, a mostra oportuniza o contato do público com curtas que abordam de forma direta e não-convencional os discursos particulares da produção audiovisual do Espírito Santo.

11ª Mostra Corsária

Inspirada no filme “Alma Corsária”, de Carlos Reichenbach (1945-2012), a janela de exibição é dedicada à experimentação de linguagens e estéticas. A mostra Corsária exibe uma seleção de curtas-metragens que apostam na expansão artística do cinema de curta-metragem.

9ª Mostra Outros Olhares

A janela propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares. Todos os anos esta mostra ganha uma temática diferente, de acordo com o recorte coincidente da safra daquele ano.

7ª Mostra Mulheres no Cinema

A janela abre espaço exclusivo para realizadoras e intenciona dar destaque ao trabalho de mulheres no mercado audiovisual brasileiro, propiciando o debate sobre questões de gênero e evidenciando discursos de empoderamento e questionamentos sobre a igualdade de direitos no contexto social contemporâneo, através de suas produções.

7ª Mostra Cinema e Negritude

Com foco em visibilizar a produção de realizadores negros, a mostra é uma janela exclusiva para filmes que abordam a pluralidade de narrativas da população negra. São curtas-metragens com temáticas que proporcionam debates que vão além das questões étnico-raciais.

6ª Mostra Nacional de Videoclipes

A Mostra Nacional de Videoclipes é uma janela para promover a fusão entre áreas culturais, atraindo o público da música para o cinema. Esse gênero audiovisual desenvolveu-se amplamente nas décadas de 1980 e 1990, retroalimentando o campo de influências artísticas, tornando-se inspiração para cineastas.

5ª Mostra Cinema de Bordas

A Mostra Cinema de Bordas é uma janela não-competitiva que apresenta produções periféricas, de baixo orçamento, realizadas por cineastas autodidatas de pequenas cidades ou arredores das grandes capitais, normalmente realizados em suas comunidades.

5ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental

Considerando a importância do debate sobre sustentabilidade e questões ambientais, a janela exibe curtas-metragens que abordam a temática ambiental e a coexistência entre pessoas e meio ambiente.

4ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico

A janela apresenta um recorte do Cinema Fantástico e de Horror produzido no Brasil. São curtas-metragens que apresentam diversas vertentes do cinema de gênero.