Um relato íntimo do cotidiano de transição de gênero no Brasil contemporâneo. Essa é a história de Germino Pétalas no Asfalto, de Coraci Ruiz e Julio Matos. O documentário faz parte da 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, e será exibido durante o 29º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de setembro de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória e no Cine Metrópolis, na UFES. 

O filme acompanha, com sensibilidade e delicadeza, o cotidiano e os detalhes do processo de transição de gênero de Jack. Além do relato íntimo e afetivo sobre a transgeneridade, o longa também discute o atual contexto e os conflitos que afetam a população LGBTQIAP+ no Brasil dos anos 2020. “Começamos a fazer este filme em 2016, quando soubemos que um amigo de nosso filho mais velho estava iniciando um processo de transição de gênero e, para isso, tomando sua primeira dose de testosterona. Sabíamos pouco sobre o tema naquela época, e nos primeiros anos fizemos uma série de entrevistas com ele, acompanhando as transformações em seu corpo e em sua vida”, explica a co-diretora, Coraci Ruiz.

A construção do longa passou por um processo familiar vivenciado de perto pela realizadora, ao acompanhar a transição de gênero de um amigo de seu filho, que também passou pela mesma experiência, captada por ela no filme Limiar, exibido no 28º Festival de Cinema de Vitória. Passamos a acompanhar nosso personagem principal em várias de suas atividades cotidianas: encontros com os amigos, festas, reuniões de organização política, trâmites para mudança de nome, consulta médica, etc. Neste movimento, acabamos incorporando alguns de seus amigos como personagens do filme – entre eles Noah, nosso filho”. 

Ao mesmo tempo em que traz um viés pessoal, Germino Pétalas no Asfalto também sai do campo intimista e atravessa questões atuais do país. “Se Limiar é um filme autobiográfico, em primeira pessoa, muito intimista, neste novo filme decidimos dar um passo para fora desse universo pessoal. E o que pudemos ver foi um processo de construção de uma comunidade de solidariedade e afeto entre jovens LGBTQIAP+ em meio a um contexto adverso”.

CURADORIA

O documentário traz um olhar contemporâneo e sensível sobre a transgeneridade, retratando um paralelo entre a resistência e as vivências de pessoas transgêneras, e o cenário de conservadorismo que arrisca a liberdade de pessoas trans. Como pontua o pesquisador em cinema, Gilberto Alexandre Sobrinho, que integra a Comissão de Seleção da 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, ao lado da produtora cultural e jornalista, Leila Bourdoukan.    

“O documentário é muito contemporâneo, tem uma entrada muito forte com temas candentes sobre a questão da transgeneridade. Ele sai da observação do personagem e faz um campo relacional muito complexo com o quadro conservador da política brasileira. Tensiona isso que tem se tornado cada vez mais uma revolução dos corpos, momento muito interessante para repensar gênero no país, ao mesmo tempo que há uma cruzada conservadora, que tenta coibir esse movimento”, pontua o curador. 

Germino Pétalas no Asfalto concorre ao Troféu Vitória em sete categorias: Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.  A Cerimônia de Premiação será realizada em uma noite especial de encerramento do Festival, no dia 24 de setembro, no Teatro Glória, no Centro Cultural Sesc Glória.  

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Germino Pétalas no Asfalto
Coraci Ruiz e Julio Matos
[DOC, Cor, MOV H264, 79’, SP, 2022]
Sinopse: Quando Jack inicia seu processo de transição de gênero, o Brasil mergulha em uma onda de extremo conservadorismo. “Germino Pétalas no Asfalto” acompanha as transformações em sua vida e no país, atravessados por um governo de extrema direita e por uma pandemia devastadora. Através de um relato íntimo do cotidiano de Jack e seus amigos, vemos florescer uma rede de afeto e solidariedade que se constitui em meio a um contexto adverso.
Classificação Indicativa: Livre