Números e geometrias foram os elementos usados pelo artista visual e designer, Jean R. para a criação da identidade visual do 29º Festival de Cinema de Vitória. O evento acontece de 20 a 25 de setembro, na cidade de Vitória, no Centro Cultural Sesc Glória e no Hotel Senac Ilha do Boi. 

De acordo com o artista, o ponto de partida para a ID do evento é o número desta edição. “O foco principal desse projeto é o número 29, que faz referência ao 29º ano de edição do Festival de Cinema de Vitória”, explica ele. “O número de cor forte e chamativo em primeiro plano está sobre uma trama de emaranhados de linhas e transparências do mesmo numeral. Essas linhas e transparências, tem relação com a memória e tudo que já foi realizado dentro do festival ao longo de 29 anos”. 

Além das linhas e transparências, Jean usou outra composição – desta vez com quadrados – para representar as quase três décadas de existência do FCV. “São 29 quadrados que fazem alusão a janelas, ao audiovisual. Representa o que já foi realizado e o que está por vir, um processo não rompido e sim de continuidade. Podemos notar que em uma composição de 29 quadrados alguns vazam para fora da borda, o que denota de novo essa sensação de continuidade. O festival não se encerra aqui, ou dentro de um espaço de exibição, ele tem esse propósito de se espalhar pelo mundo, seja pelas plataformas digitais, no material impresso, nas conversas e debates e na memória de quem participa”.

As faixas de pedestres foi um outro elemento reinterpretado pelo designer e usado na identidade do 29º FCV. “As faixas de pedestres são marcas da cidade, principalmente em torno do Sesc Glória, local principal que vai receber o evento. As faixas sinalizam o caminho para o encontro das ideias, das sensações, paixões e reflexões que o festival proporciona as pessoas”. 

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).