Mostras

28ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

Uma das mais concorridas janelas desse formato no país, essa é a mostra mais tradicional e que deu origem ao Festival de Cinema de Vitória (FCV). As obras selecionadas fazem parte da nova safra do cinema brasileiro e dialogam com linguagens e temas contemporâneos e concorrem ao Troféu Vitória em diversas categorias.

 

24º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA

O Festivalzinho de Cinema de Vitória é uma oportunidade para os estudantes terem contato com filmes vindos de diversas partes do Brasil, o que contribui para ampliar o repertório desse público. Assim, a sessão de cinema é um momento de diversão e também um instrumento no processo educativo. 

 

14ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS

A Mostra Competitiva Nacional de Longas proporciona aos espectadores um panorama do cinema autoral brasileiro de longa-metragem. A janela tem compromisso com a valorização do fazer cinematográfico de diversos gêneros e estilos com produções de diversas partes do país.

 

14ª MOSTRA QUATRO ESTAÇÕES

Mostra que tem a diversidade sexual como temática e visa potencializar discursos afirmativos em torno das questões da população LGBTQIAP+. São selecionadas produções que expressam as múltiplas identidades sexuais existentes.

 

13ª MOSTRA FOCO CAPIXABA

A Mostra Foco Capixaba é uma janela exclusiva para produções desenvolvidas por realizadores e realizadoras capixabas. Dessa forma, a mostra oportuniza o contato do público com curtas que abordam de forma direta e não-convencional os discursos particulares da produção audiovisual do Espírito Santo.

 

13ª MOSTRA CORSÁRIA

Inspirada no filme “Alma Corsária”, de Carlos Reichenbach (1945-2012), a janela de exibição é dedicada à experimentação de linguagens e estéticas. A mostra Corsária exibe uma seleção de curtas-metragens que apostam na expansão artística do cinema de curta-metragem.

 

11ª MOSTRA OUTROS OLHARES

A janela propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares. Todos os anos esta mostra ganha uma temática diferente, de acordo com o recorte coincidente da safra daquele ano.

 

9ª MOSTRA MULHERES NO CINEMA

A janela abre espaço exclusivo para realizadoras e intenciona dar destaque ao trabalho de mulheres no mercado audiovisual brasileiro, propiciando o debate sobre questões de gênero e evidenciando discursos de empoderamento e questionamentos sobre a igualdade de direitos no contexto social contemporâneo, através de suas produções.

 

9ª MOSTRA CINEMA E NEGRITUDE

Com foco em visibilizar a produção de realizadores negros, a mostra é uma janela exclusiva para filmes que abordam a pluralidade de narrativas da população negra. São curtas-metragens com temáticas que proporcionam debates que vão além das questões étnico-raciais.

 

8ª MOSTRA NACIONAL DE VIDEOCLIPES

A Mostra Nacional de Videoclipes é uma janela para promover a fusão entre áreas culturais, atraindo o público da música para o cinema. Esse gênero audiovisual desenvolveu-se amplamente nas décadas de 1980 e 1990, retroalimentando o campo de influências artísticas, tornando-se inspiração para cineastas.

 

 

7ª MOSTRA NACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL

Considerando a importância do debate sobre sustentabilidade e questões ambientais, a janela exibe curtas-metragens que abordam a temática ambiental e a coexistência entre pessoas e meio ambiente.

 

6ª MOSTRA DO OUTRO LADO – CINEMA FANTÁSTICO

A janela apresenta um recorte do Cinema Fantástico e de Horror produzido no Brasil. São curtas-metragens que apresentam diversas vertentes do cinema de gênero.

Compartilhe: