“O pesquisador Thiago Soares certa vez escreveu que queer (ou melhor, cuir, já que estamos no Brasil) ‘nunca é um destino’. É, sim, ‘um desvio de percurso’, e, ao mesmo tempo, a querência/negação de ser o percurso”. Dessa forma os curadores Waldir Segundo e Flavia Candida introduzem sua análise sobre a 14ª Mostra Quatro Estações, que acontece no domingo, dia 21 de julho, a partir das 14 horas, na Sala Marien Calixte, 3º andar do Sesc Glória.
A mostra faz parte da programação do 31º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, e vai exibir os curtas-metragens Quando Você Vem me Visitar, de Henrique Arruda, Ficção Suburbana, de Rossandra Leone, Onde Está Mymye Mastroiagnne?, de biarritzzz, e pirenopolynda, de Izzi Vitório, Bruno Victor e Tita Maravilha. “Temos desde a ambígua relação de familiaridade e estranhamento que construímos junto a nossos próprios medos, sem nos darmos como vencidos, em Quando Você Vem Me Visitar, de Henrique Arruda, até a afirmação do amor de duas meninas negras numa surpreendente e natural afinidade familiar, na Zona Norte carioca, em Ficção Suburbana, de Rossandra Leone”, pontua a dupla de curadores sobre os filmes selecionados.
Pela avaliação dos curadores do 31º Festival de Cinema de Vitória, a 14ª Mostra Quatro Estações traz um conjunto de filmes “repletos de trajetos sinuosos e inesperados, nos estende a mão para nos conduzir a um passeio fascinante. Nele, podemos observar um pouco mais da afiada e ofuscante beleza do cinema LGBTQIAPN+ brasileiro contemporâneo”.
31º FCV
De 20 a 25 de julho, acontece a 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.
O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like e da Carla Buaiz Jóias, da TVE Espírito Santo e do Canal Like. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).