O calçadão do balneário de Castelhanos, no município de Anchieta, se transformou em uma sala de cinema a céu aberto na abertura do 31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, evento que conta com o patrocínio master da Petrobras. Na sessão, o público assistiu ao longa-metragem Tarsilinha, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. A exibição, que aconteceu às 19 horas, da sexta-feira (17), teve lotação máxima, e contou com a participação de moradores e turistas da região. 

CONFIRA A COBERTURA FOTOGRÁFICA DA PRIMEIRA NOITE DO 31º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA ITINERANTE

A animação apresenta uma aventura lúdica com referências a uma das maiores artistas plásticas do Brasil: Tarsila do Amaral. O filme tem uma proposta sensorial que, sem se tratar de uma biografia, presta uma homenagem à artista, em uma história no ambiente rural, com personagens inspirados nas famosas telas da pintora, como o Abaporu. A produção ainda conta com as vozes de grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Marisa Orth e Marcelo Tas, e trilha sonora do cantor e compositor Zeca Baleiro. 


CINEMA NA PRAIA  

O público de todas as idades não tirou os olhos da tela na exibição de Tarsilinha. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galão IBCA

A estrutura montada para o 31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, contou com cadeiras para os espectadores, equipamentos de projeção – com telão de LED – e de som, para garantir a excelência das exibições, além de um tapete vermelho. A estrutura atraiu os olhares das pessoas que caminhavam pelo local desde a montagem, que teve início na noite de quinta-feira (16) e seguiu durante a manhã e tarde de sexta-feira (17). 

Com a sala de cinema montada, o público compareceu para prestigiar a sessão. Os assentos disponibilizados pelo festival dividiram o espaço com cadeiras de praia, cangas e até com quem resolveu assistir à sessão de pé mesmo no calçadão da praia.

Sandra Prado e as netas durante o 31º FCV Itinerante, em Anchieta. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Sandra Prado Madeira foi uma das espectadoras que compareceu à exibição acompanhada das três netas. Moradora de Anchieta, ela destacou que eventos como estes são importantes para a cultura do município. “Ano passado eu estava aqui e adorei. É um evento que renovou tudo. Aqui jamais teria isso se não fosse vocês. As netas estão apaixonadas. Acho que é um grande evento. Maravilhoso.”

ABERTURA 

A noite de abertura do 31º Festival de Cinema de Vitória contou com a apresentação do coordenador de produção da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), Guilherme Rebêlo, que apresentou para o público as atrações da noite. 

A Cerimônia também contou com a participação do do Gerente de Cultura da Prefeitura de Anchieta, Robson Mattos, e do prefeito de Anchieta, Leonardo Antônio Abrantes. “Sejam todos muito bem-vindos nesse espaço de cultura, entretenimento e lazer ao ar livre. Parabéns aos organizadores e a cultura”, destacou Leonardo. 

SORTEIO

A ganhadora Flávia Fontes, entre os produtores Ana Ozanan e Guilherme Rebêlo. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Em todas as exibições do 31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, o público participa de sorteios de brindes do Festival de Cinema de Vitória (FCV) e de uma bicicleta. Quem ganhou o kit do FCV com uma bolsa de praia estilosa, camiseta e um copo personalizado do evento foi o Wenderson, morador de Anchieta. 

Já a bicicleta, foi para Flávia Fontes, turista de Minas Gerais, e moradora da cidade de Ponte Nova. “Eu estou aqui entusiasmada. Eu ainda nem acredito que ganhei. Eu estava aqui assistindo ao filme junto com a minha filha e a minha mãe e colocamos as cédulas para o sorteio. Quando chamou a gente nem acreditou. É um presentaço que eu vou dar para minha filha.” 

SHOW 

No segundo dia do 31º FCV itinerante, que acontece no sábado (18), às 19 horas, o cantor Thi não vai deixar ninguém parado com seu som super dançante, o pagopop: uma mistura de ritmos que reúne, além do pop e do pagode, o axé e o sertanejo. No repertório, sucessos da música atual e canções autorais como Talentin, além das músicas do seu mais recente álbum Sunset Pagopop

O circuito itinerante continua nos próximos finais de semana nas cidades de Marataízes (24 e 25 de janeiro), Linhares (Pontal do Ipiranga, 31 de janeiro e 1º de fevereiro), São Mateus (Guriri, 7 e 8 de fevereiro) e Guarapari (Praia do Morro, 14 e 15 de fevereiro). 

O 31° Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com patrocínio master da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

SERVIÇO
31° Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Até 15 de fevereiro de 2025
Sexta e sábado, às 19 horas 
Próximos destinos:

Praça Antônio Jacques Soares * Marataízes 
24 e 25 de janeiro 
Praça Antonio Jaques Soares, Alto Lagoa Funda
Pontal do Ipiranga * Linhares 
31 de janeiro e 1º de fevereiro
Avenida das Luas – altura da rua Ver. Claudiomir Avancini 
Guriri * São Mateus 
07 e 08 de fevereiro
Praça Wilson Gomes 
Praia do Morro * Guarapari 
10 e 11 de janeiro
Av. Beira Mar, 2002, Praia do Morro – altura do Quiosque 18
Compartilhe: