A última noite do 31º Festival de Cinema de Vitória promoveu o lançamento do documentário Não se Aproxime: A Vida e Obra de Carmélia M. de Souza, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, feito em parceria com a Galpão Produções. A produção foi exibida dentro da Sessão Especial de Encerramento, logo após a homenagem ao ator e diretor Lázaro Ramos, no Teatro Glória, Sesc Glória.  

Os diretores subiram ao palco ao lado da atriz Inácia Freitas, que interpreta Carmélia, e também da equipe. “É um filme capixaba sobre uma mulher escritora, negra, LGBTQIAPN+, e nossa equipe é maravilhosa. Esses estranhos seres do audiovisual. Quero agradecer ao Festival e somos filhos desse evento. Estrear nosso filme aqui é uma emoção muito grande. Agradecer a Carmélia por existir”, disse Rodrigo Linhales. 

Equipe do filme Não se Aproxime na Sessão Especial de Encerramento do 31º FCV. Foto: Sérgio Cardoso/ Acervo Galpão IBCA

Autointitulada como “a cronista do povo”, a escritora, que trabalhou nos principais jornais do Estado, como A Tribuna e A Gazeta, também atuou na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), entre outros lugares sempre relacionados à informação e à cultura. Ela faleceu aos 38 anos e seus textos ficaram marcados na história capixaba. “Hoje é o dia internacional da mulher negra latino-americana caribenha e é importante estarmos aqui. Ela é um ícone LGBTQIAPN+ que foi marginalizada pela sociedade conservadora. Uma honra estar aqui viva para contar essa história para vocês”, finalizou Tati Rabelo.

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like e da Carla Buaiz Jóias, da TVE Espírito Santo e do Canal Like. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Compartilhe: