A segunda sessão da 11ª Mostra Outros Olhares apresentou o programa Outras Memórias. Com apresentação de Alexandre Barillari, a exibição aconteceu na tarde da última quarta-feira (24), na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória, durante a programação do 31º Festival de Cinema de Vitória

O programa Outras Memórias exibiu três filmes documentais que dialogam pela potência de encontros promovidos na colisão de tempos e mundo. Um dos curtas é o capixaba Canto das Areias, de Maíra Tristão. O filme investiga os rastros da antiga vila soterrada de Itaúnas, ao norte do Espírito Santo, a partir de memórias que emergem das dunas e são reimaginadas pelos moradores da região, dialogando com a devoção a São Benedito.

Outro filme que fez parte da janela é o mais recente trabalho do veterano Luiz Carlos Lacerda, Celebrazione. A produção presta homenagem ao cineasta e intelectual Pier Paolo Pasolini, reencenando ficcionalmente a visita do artista italiano ao Rio de Janeiro, em 1970, e seu encontro com a favela, numa conjugação de desejo, ativismo político e inconformismo, com base nos relatos de seu poema Hierarquia.

Fechando a sessão, a produção carioca Macaléia, de Rejane Zilles apresentou a relação entre dois ícones da produção cultural brasileira: o artista visual Hélio Oiticica e o músico Jards Macalé.

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, do Sesc Glória, da Carla Buaiz Jóias e da TVE Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Compartilhe: