A programação do 31º Festival de Cinema de Vitória (FCV) segue neste domingo (21) no Sesc Glória e no Hotel Senac Ilha do Boi. Tem debate entre realizadores e seis mostras competitivas de diferentes temas. 

DEBATE

Às 10 horas, os realizadores das sessões da noite de abertura vão debater sobre suas produções. Os diretores Luã Ériclis (O T-Rex E A Pedra Lascada), Felipe Risallah (Fala, Vô!), Thaís Helena Leite (Mulheres Maratimbas) e Ricardo Sá (O Caboclo Do Sapê), ambos da 13ª Mostra Foco Capixaba; e o diretor de Presença, Erly Vieira Jr., da 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, são os componentes do bate-papo, que é aberto ao público  e será mediado pela pesquisadora, crítica, curadora e roteirista Viviane Pistache.

14ª MOSTRA QUATRO ESTAÇÕES

No início da tarde, o público pode conferir duas mostras competitivas no Sesc Glória, a partir das 14 horas. Na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória, a 14ª Mostra Quatro Estações vai exibir os curtas-metragens Quando você vem me visitar, de Henrique Arruda, Ficção suburbana, de Rossandra Leone, Onde está Mymye Mastroiagnne?, de biarritzzz,  e Pirenopolynda (foto), de Izzi Vitório, Bruno Victor e Tita Maravilha.

9ª MOSTRA MULHERES NO CINEMA

Também às 14 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória, acontece a 9ª Mostra Mulheres no Cinema com os filmes: A Velhice Ilumina o Vento, de Juliana Segóvia, Aquela Mulher, de Cristina Lago e Marina Erlanger, Maré Braba (foto), de Pâmela Peregrino, e Uma Mulher Comum, de Debora Diniz. 

6ª MOSTRA DO OUTRO LADO – CINEMA FANTÁSTICO

A 6ª Mostra do Outro Lado – Cinema Fantástico acontece às 16 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória. Do Observatório Me Viram, de Thaís Silva e Giovanna Giovanini, Arapuca, de Joel Caetano, e Curacanga, de Mateus Di Mambro, são as produções selecionadas.

9ª MOSTRA CINEMA E NEGRITUDE

Cinco filmes fazem parte da 9ª Mostra Cinema e Negritude. Ela começa às 16 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória. Os curtas são Baobab, de Bea Gerolin, Jussara (foto), de Camila Cordeiro Ribeiro, O Lado De Fora Fica Aqui Dentro, de Larissa Barbosa, Escavação, de Alex Reis, e Pedagogias Da Navalha | Se A Palavra É Um Feitiço, Minha Língua É Uma Encruzilhada, de Colle Christine, Alma Flora e Tiana Santos.

28ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

A primeira sessão da 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas tem os seguintes filmes na programação, que começa às 19 horas, no Teatro Glória (Sesc Glória): Saudades em cor, de Arthur Felipe Fiel, Quinze Quase Dezesseis, de Thais Fujinaga, Samuel Foi Trabalhar, de Janderson Felipe e Lucas Litrento, e Se Eu Tô Aqui É Por Mistério, de Clari Ribeiro.

A história sobre a relação de um avô e seu neto que é interrompida por conta da pandemia da Covid-19. Essa é a premissa da animação Saudades Em Cor (foto). A ideia do filme surge em meio à preocupação do diretor com as crianças e a relação delas com suas famílias. 

O assédio sexual é crime previsto no Código Penal Brasileiro, Artigo 216-A, que prevê punição para quem “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual”. A reação da vítima, na primeira vez que sofre esse tipo de infração, é o tema do filme Quinze Quase Dezesseis

A perspectiva vista pelos diretores do curta-metragem Samuel Foi Trabalhar, surgiu em meio ao trânsito de Maceió, quando observaram um rapaz negro vestido de engenheiro branco (boneco), fazendo a propaganda de uma construtora. A ideia concebida rendeu o filme.

Se eu tô aqui é por mistério é um filme futurista, ambientado no Rio de Janeiro, em 2054. A sinopse do filme conta sobre a travesti Dahlia, que desembarca no porto com uma missão: fundar o Clã mais poderoso que já existiu e, assim, derrotar a Ordem da Verdade. No futuro, muitas pessoas são trans. Mas só algumas são bruxas.

14ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS

Encerrando a programação de domingo, Não Existe Almoço Grátis, de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel, é a segunda produção exibida na 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

Da maior favela brasileira, Sol Nascente (DF), três coordenadoras do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) são protagonistas do documentário Não Existe Almoço Grátis. Bizza, Jurailde e Socorro representam as lideranças durante os preparativos de refeições para centenas de pessoas em Brasília, para a cerimônia de posse do terceiro mandato do atual Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, da TVE Espírito Santo e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO
31º Festival de Cinema de Vitória
Domingo– 21 de julho
10h – Debate com os realizadores da 13ª Mostra Foco Capixaba e 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Hotel Senac Ilha do Boi

14h – 14ª Mostra Quatro Estações – Sala Marien Calixte – 3º andar (Sesc Glória)
Quando você vem me visitar (Henrique Arruda, EXP, PE, 6’)
Ficção suburbana (Rossandra Leone, FIC, RJ, 18’)
Onde está Mymye Mastroiagnne? (biarritzzz, EXP, PE, 16’)
Pirenopolynda (Izzi Vitório, Bruno Victor e Tita Maravilha, DOC, GO/DF/CE, 23’)

14h – 9ª Mostra Mulheres no Cinema – Sala Cariê Lindenberg – 2º andar (Sesc Glória)
Maré braba (Pâmela Peregrino. ANI, BA/CE, 7′)
Aquela mulher (Cristina Lago e Marina Erlanger, FIC, RJ, 14′)
Uma mulher comum (Debora Diniz, DOC, SP/ARG, 20′)
A velhice ilumina o vento (Juliana Segóvia, FIC, MT 21′)

16h – 6ª Mostra do Outro Lado – Cinema Fantástico – Sala Cariê Lindenberg – 2º andar (Sesc Glória)
Do observatório me viram (Thaís Silva e Giovanna Giovanini, DOC, MG/RJ, 22’)
Arapuca (Joel Caetano, FIC, SP, 20’)
Curacanga (Mateus Di Mambro, ANI, BA, 18’)
16h – 9ª Mostra Cinema e Negritude – Sala Marien Calixte – 3º andar (Sesc Glória)
Baobab (Bea Gerolin, FIC, PR, 10’)
Jussara (Camila Cordeiro Ribeiro, ANI, BA, 9’)
O lado de fora fica aqui dentro (Larissa Barbosa, FIC, MG, 25’)
Escavação (Alex Reis, EXP, RJ, 5’)
Pedagogias da navalha | Se a palavra é um feitiço, minha língua é uma encruzilhada (Colle Christine, Alma Flora e Tiana Santos, DOC, RJ, 15’)

19h – 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Teatro Glória (Sesc Glória)
Saudades em cor (Arthur Felipe Fiel, ANI, ES, 10’)
Quinze quase dezesseis (Thais Fujinaga, FIC, SP, 20’)
Samuel foi trabalhar (Janderson Felipe e Lucas Litrento, FIC, AL, 17’)
Se eu tô aqui é por mistério (Clari Ribeiro, FIC, RJ, 22’)

– 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Glória (Sesc Glória)
Não existe almoço Grátis (Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel, DF/RJ, 74′)
Compartilhe: