A programação do 31º Festival de Cinema de Vitória (FCV) segue neste domingo (21) no Sesc Glória e no Hotel Senac Ilha do Boi. Tem debate entre realizadores e seis mostras competitivas de diferentes temas.
DEBATE
Às 10 horas, os realizadores das sessões da noite de abertura vão debater sobre suas produções. Os diretores Luã Ériclis (O T-Rex E A Pedra Lascada), Felipe Risallah (Fala, Vô!), Thaís Helena Leite (Mulheres Maratimbas) e Ricardo Sá (O Caboclo Do Sapê), ambos da 13ª Mostra Foco Capixaba; e o diretor de Presença, Erly Vieira Jr., da 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, são os componentes do bate-papo, que é aberto ao público e será mediado pela pesquisadora, crítica, curadora e roteirista Viviane Pistache.
14ª MOSTRA QUATRO ESTAÇÕES
No início da tarde, o público pode conferir duas mostras competitivas no Sesc Glória, a partir das 14 horas. Na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória, a 14ª Mostra Quatro Estações vai exibir os curtas-metragens Quando você vem me visitar, de Henrique Arruda, Ficção suburbana, de Rossandra Leone, Onde está Mymye Mastroiagnne?, de biarritzzz, e Pirenopolynda (foto), de Izzi Vitório, Bruno Victor e Tita Maravilha.
9ª MOSTRA MULHERES NO CINEMA
Também às 14 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória, acontece a 9ª Mostra Mulheres no Cinema com os filmes: A Velhice Ilumina o Vento, de Juliana Segóvia, Aquela Mulher, de Cristina Lago e Marina Erlanger, Maré Braba (foto), de Pâmela Peregrino, e Uma Mulher Comum, de Debora Diniz.
6ª MOSTRA DO OUTRO LADO – CINEMA FANTÁSTICO
A 6ª Mostra do Outro Lado – Cinema Fantástico acontece às 16 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória. Do Observatório Me Viram, de Thaís Silva e Giovanna Giovanini, Arapuca, de Joel Caetano, e Curacanga, de Mateus Di Mambro, são as produções selecionadas.
9ª MOSTRA CINEMA E NEGRITUDE
Cinco filmes fazem parte da 9ª Mostra Cinema e Negritude. Ela começa às 16 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória. Os curtas são Baobab, de Bea Gerolin, Jussara (foto), de Camila Cordeiro Ribeiro, O Lado De Fora Fica Aqui Dentro, de Larissa Barbosa, Escavação, de Alex Reis, e Pedagogias Da Navalha | Se A Palavra É Um Feitiço, Minha Língua É Uma Encruzilhada, de Colle Christine, Alma Flora e Tiana Santos.
28ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
A primeira sessão da 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas tem os seguintes filmes na programação, que começa às 19 horas, no Teatro Glória (Sesc Glória): Saudades em cor, de Arthur Felipe Fiel, Quinze Quase Dezesseis, de Thais Fujinaga, Samuel Foi Trabalhar, de Janderson Felipe e Lucas Litrento, e Se Eu Tô Aqui É Por Mistério, de Clari Ribeiro.
A história sobre a relação de um avô e seu neto que é interrompida por conta da pandemia da Covid-19. Essa é a premissa da animação Saudades Em Cor (foto). A ideia do filme surge em meio à preocupação do diretor com as crianças e a relação delas com suas famílias.
O assédio sexual é crime previsto no Código Penal Brasileiro, Artigo 216-A, que prevê punição para quem “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual”. A reação da vítima, na primeira vez que sofre esse tipo de infração, é o tema do filme Quinze Quase Dezesseis
A perspectiva vista pelos diretores do curta-metragem Samuel Foi Trabalhar, surgiu em meio ao trânsito de Maceió, quando observaram um rapaz negro vestido de engenheiro branco (boneco), fazendo a propaganda de uma construtora. A ideia concebida rendeu o filme.
Se eu tô aqui é por mistério é um filme futurista, ambientado no Rio de Janeiro, em 2054. A sinopse do filme conta sobre a travesti Dahlia, que desembarca no porto com uma missão: fundar o Clã mais poderoso que já existiu e, assim, derrotar a Ordem da Verdade. No futuro, muitas pessoas são trans. Mas só algumas são bruxas.
14ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS
Encerrando a programação de domingo, Não Existe Almoço Grátis, de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel, é a segunda produção exibida na 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.
Da maior favela brasileira, Sol Nascente (DF), três coordenadoras do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) são protagonistas do documentário Não Existe Almoço Grátis. Bizza, Jurailde e Socorro representam as lideranças durante os preparativos de refeições para centenas de pessoas em Brasília, para a cerimônia de posse do terceiro mandato do atual Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, da TVE Espírito Santo e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).