O cenário audiovisual brasileiro está sendo celebrado no 31º Festival de Cinema de Vitória, que realizou sua Cerimônia de Abertura da programação na noite do último sábado (20). Aclamado pelo público que lotou o Teatro Glória (Sesc Glória), no Centro da capital capixaba, o evento contou com a presença de realizadores de filmes que estão sendo exibidos gratuitamente nas mostras competitivas, que reúnem produções de vários estados brasileiros. 

A noite de abertura teve apresentação de Valéria Barcellos e Johnny Massaro. Para iniciar o Festival de Cinema de Vitória de 2024, a produtora executiva do evento, Larissa Delbone, recepcionou os presentes no Sesc Glória. “É muito importante celebrar o cinema capixaba. O Festival de Vitória é feito para as pessoas. Quero agradecer ao público que nos encontra todo ano para celebrar a cultura. Não existe cinema e cultura brasileira sem investimento. Quero agradecer aos nossos patrocinadores. Para o produto cultural brasileiro, vocês são muito importantes.”

Gabriel Albuquerque, assessor cultural do Sesc Espírito Santo. Foto: Gabriel Louzada/ Acervo Galpão IBCA

Representando o Sesc Glória, o assessor cultural do Sesc Espírito Santo, Gabriel Albuquerque saudou o público e falou sobre a parceria com o Festival de Cinema de Vitória. Queremos dar as boas-vindas ao Festival de Cinema de Vitória e a Galpão Produções pela 31ª edição deste festival tão importante para o cinema e a cultura capixaba. E dizer que é um privilégio para o Sesc entrar como parceiro nesta edição do festival, pela primeira vez, e a intenção é que a gente consiga colaborar com o festival cada vez mais.”

Fabrício Noronha, Secretário de Estado da Cultura. Foto: Gustavo Louzada/ Acervo Galpão

O Secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, destaca a participação de pessoas de fora do Espírito Santo durante as programações. “Estou muito feliz de estar aqui novamente no palco do Festival de Cinema de Vitória. A primeira vez que estive no evento, foi na sexta edição. Estamos mais uma vez como parceiros através da Licc. Trabalhamos com o recurso do ICMS incentivado. Quero dar boas-vindas aos convidados, afinal as pessoas vêm de fora e movimentam nossa cidade, nosso Estado. Parabéns Suely Bispo pela homenagem.”

Marcela Scaramella, diretora de entretenimento de HZ. Foto: Gustavo Louzada/ Acervo Galpão IBCA

A jornalista Marcela Scaramella comemora a parceria da Rede Gazeta com o evento, dando visibilidade para o cinema produzido no País. “É um prazer enorme representar a Rede Gazeta e nosso site HZ. São 31 anos de parceria e a Rede Gazeta acredita muito no cinema capixaba, e principalmente no nosso povo capixaba. Recentemente estive no Rio de Janeiro e elogiaram muito o Festival de Cinema de Vitória, onde ouvi que é um dos melhores do Brasil. Estar nesse palco de quase 80 filmes, uma semana de duração e que nossa parceria seja palco de muita cultura do Espírito Santo e do Brasil.”

A diretora do Museu Vale, Claudia Afonso. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Representando o Instituto Cultural Vale, a diretora do Museu Vale, Cláudia Afonso, ressalta a importância social que o Festival de Cinema de Vitória entrega para a cidade há 31 anos, promovendo formação, realização e exibição. “É um orgulho imenso estarmos em mais uma edição do Festival de Cinema de Vitória, um evento de grande importância presente na agenda e no cenário cultural brasileiro. Nós do Instituto entendemos cada vez mais, a cultura como um espaço de encontro, de trocas e de transmissão de saberes. Esperamos que o FCV possibilite muitas trocas e descobertas que nos permitam discutir e pensar na cultura juntos. Viva o cinema capixaba.”

O gerente de patrocínios culturais da Petrobras, Milton Pimentel Bitencourt Neto. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Milton Pimentel Bitencourt Neto, gerente de patrocínios culturais da Petrobras, representou a empresa que há décadas apoia o cinema nacional e todo ciclo que envolve o meio audiovisual, e é parceira do Festival de Cinema de Vitória. “Sou mineiro, então o segundo estado do coração é o Espírito Santo (risos). É minha primeira vez no Festival de Cinema de Vitória, um evento muito querido por nossas equipes. Consistentemente o Festival vem se tornando. Voltamos a tempo de fazer a parceria ano passado, comemorando 30 anos.”

A gerente de relações e comunicação institucional da ArcelorMittal, Carla Brunoro. Foto: Gustavo Louzada/ Acervo Galpão IBCA

A gerente de relações e comunicação institucional da ArcelorMittal, Carla Brunoro destacou a parceria com o Festival de Cinema de Vitória. “É uma honra estar aqui pelo sexto ano, nesse projeto que temos muito carinho de estarmos juntos. Fomos reconhecidos como uma das empresas que mais investe em cultura no ES e quero convidar vocês a prestigiar esse evento, feito com tanto carinho.”

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, da TVE Espírito Santo e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Compartilhe: