Um dos charmes do Festival de Cinema de Vitória (FCV) são seus apresentadores. A cada ano um grupo de profissionais emprestam seu carisma e talento para as tardes e noites do evento, trazendo para a plateia todas as informações sobre o que acontece nos seis dias de programação. Para o 31º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, a seleção reúne atores, influenciadores e jornalistas para conduzir as inúmeras sessões. 

Os primeiros nomes do time de apresentadores é formado pelos atores Alexandre Barillari, Armando Babaioff, Cleverson Guerrera, Dan Ferreira, Kelner Macêdo, Lucas Leto, o ator e diretor Johnny Massaro, o ator e cantor Silvero Pereira, a atriz Camila Morgado, o atrizo e produtor cultural BRAB, a atriz e cantora Valéria Barcellos, as jornalistas Renata Rasseli e Simone Zuccolotto, a gestora cultural Thaís Souto Amorim, a jornalista e escritora Lívia Corbellari.  

As sessões vespertinas acontecem nas salas Marien Calixte e Cariê Lindenberg. Já as exibições noturnas no Teatro Glória. Todos os espaços estão localizados no Sesc Glória.  

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, da TVE Espírito Santo e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Saiba mais sobre cada um dos apresentadores do 30º Festival de Cinema de Vitória:

Alexandre Barillari 

Ator e arquiteto. Estreou no teatro no musical Yentl e esteve nos palcos em inúmeros trabalhos como South American Way, musical sobre a vida de Carmem Miranda, em que deu vida ao compositor Aloysio de Oliveira; e Shakespeare on the Park, no Parque Lage, onde interpretou Hamlet. Na televisão participou de vários sucessos da Rede Globo, como Salsa e Merengue (sua estreia na telinha), Malhação; O Cravo e a Rosa; Chocolate com Pimenta; Alma Gêmea, como o vilão Guto; e recentemente em Nos Tempos do Imperador. Na Rede Record participou de oito projetos, entre eles a saga Os Mutantes. No cinema, atuou em três longa-metragens, incluindo o mais recente Amado, de Edu Felistoque e Erik de Castro. Seu próximo projeto é Noite de Reis, de William Shakespeare, em que atua e dirige um dos maiores clássicos do teatro mundial.

Armando Babaioff 

Começou a fazer teatro aos 11 anos numa escola pública em Jacarepaguá no Rio de Janeiro, chamada Pio X. Formado pela Escola Estadual de Teatro Martins Penna e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UniRio em Teatro. Possui uma vasta carreira tanto no audiovisual como no teatro. Em 2009, com a peça “Na Solidão dos Campos de Algodão” de Bernard-Marie Koltès passa a produzir seus próprios trabalhos. Em 2017, Babaioff estreia seu projeto de maior sucesso, “Tom na Fazenda”, que lhe rendeu diversos prêmios de melhor ator e melhor espetáculo, em destaque o APCA SP e o Prix de la Critique de melhor espetáculo em Montreal. Em 2022, acreditando na qualidade artística do projeto e aliado à urgência do discurso, Babaioff cria a produtora “Quadrovivo” com o desafio de internacionalizar o espetáculo Tom na Fazenda. Tom na Fazenda chegou pela primeira vez na Europa no Festival de Avignon na França, com enorme repercussão de público e crítica, se torna uma das peças mais celebradas do festival e recebe um convite para uma temporada de um mês em Paris, no Théâtre Paris-Villete em março/abril de 2023 e a realização de uma turnê com 45 apresentações pelos principais teatros da França, Suíça e Bélgica, de Janeiro a maio deste ano. 

BRAB 

Artiste não-binárie. Atrizo e performer integrante da Má Companhia pela Repertório Artes Cênicas. Dramaturgue integrante do coletivo Elas Tramam. Artiste plástique, com uma marca de esculturas em cerâmica. Atua também na produção cultural teatral e audiovisual capixaba em projetos como Em Má Companhia, Festival de Cinema de Vitória e Festival Tenda Lab.

Camila Morgado

Atriz conhecida por seu trabalho versátil em filmes, séries, novelas e nos palcos, ela está no ar na novela Renascer, como Dona Patroa. Entre os seus trabalhos na televisão destacam-se a minissérie Casa das Sete Mulheres, e as novelas América e Pantanal. No cinema, participou dos filmes Olga, de Jayme Monjardim; Até que a Sorte nos Separe, de Roberto Santucci; e O Animal Cordial, de Gabriela Amaral Almeida. Em 2020, esteve em Bom dia, Verônica, da Netflix, série pela qual venceu o Prêmio APCA de Melhor Atriz de Televisão. 

Cleverson Guerrera

Ator, educador social, bailarino, produtor cultural, diretor de teatro, oficineiro, maquiador cênico. Formado em Teatro e Dança, pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI). Coordenador do grupo Vira Lata de Teatro. Também é integrante da Cia Campaneli. Já realizou inúmeros trabalhos vários no teatro, na dança, no audiovisual e na publicidade.

Dan Ferreira

“Considerado um dos grandes atores da sua geração, Dan Ferreira, se destaca por papéis importantes na televisão e cinema, como nas novelas Segundo Sol e Amor de Mãe, ambas no horário nobre e também nos filmes; Pixinguinha, Um Homen Carinhoso, Alemão 2, A Porta Ao Lado e Meu Nome é Gal, nesse último interpretando Gilberto Gil. No teatro, protagonizou em 2017 o espetáculo O Jornal The Rolling Stone, sucesso de público e crítica. Além de ator, Dan também é músico e em 2023 lançou seu primeiro disco “ILÁ”, com dez faixas autorais que transitam entre gêneros como Rap, Samba, Samba Reggae e Ijexá. Em 2024 lançou um curta metragem documental sobre o processo de realização do disco e está em processo de montagem de seu segundo filme, um documentário sobre a história de suas avós.“

Livia Corbellari

Jornalista e escritora. Atualmente trabalha com produção de conteúdo para internet, edição de revistas e livros e curadoria para eventos literários, além de ser idealizadora do Festival e Cineclube Zona Literária, que já realizou diversas edições pelo Espírito Santo. Em 2019, lançou seu primeiro livro de poemas, “Carne Viva”.

Kelner Macêdo 

Ator- Paraibano, residente em São Paulo. Tem formação no bacharelado em Teatro na UFPB. Vem se dedicando à pesquisa e criação em artes cênicas desde 2012. Entre os principais trabalhos os filmes Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano; A Mordida, de Isadora Neves Marques; A Metade de Nós, de Flávio Botelho; e Bandida: a nº 1 da Rocinha, de João Wainer; as séries Sob Pressão, Todxs, Nós; Verdades Secretas II; Os Outros. Se prepara para lançar Guerreiros do Sol, criada por George Moura e Sérgio Goldemberg com direção artística de Rogério Gomes, com previsão de lançamento de 2025.

Johnny Massaro

Ator e diretor natural do Rio de Janeiro. Sua estreia na TV foi na novela Floribella, em 2005, na Band. Conquistou o público ao interpretar o personagem Fernandinho, em Malhação, de 2008 a 2010. Entre seus principais trabalhos estão Divã; Guerra dos Sexos; Meu Pedacinho de Chão; A Regra do Jogo; Filhos da Pátria; Deus Salve o Rei; Verdades Secretas II; Além da Ilusão e Terra e Paixão.

Lucas Leto 

Com um currículo extenso, começou no teatro aos 12 anos, e esteve em 15 espetáculos como os musicais Dona Ivone Lara e Dom Quixote de Lugar Nenhum. Esteve nas novelas Pantanal e Bom Sucesso.  No streaming, o artista foi o protagonista João Paulo na comédia romântica Um ano inesquecível: Outono, do Prime Video. Na Netflix, participou do filme Vizinhos.

Renata Rasseli

Jornalista com extensa experiência, ela é  responsável por uma das colunas mais tradicionais e badaladas do jornalismo capixaba, que tem o seu nome, publicada diariamente em A Gazeta.

Silvero Pereira 

Ator, dramaturgo, produtor cultural, maquiador, iluminador, aderecista, diretor e artista plástico. Começou em 1998 e, desde então, atuou em vários grupos de teatro em seus 25 anos de carreira. Na TV, integrou o elenco das novelas A Força do Querer (2017) e Pantanal (2022). No cinema, atuou em filmes como Bacurau (2019) e Maníaco do Parque (2024). Foi vencedor da quarta temporada do The Masked Singer Brasil e está em turnê. Em breve, vai lançar um EP com cinco músicas, tendo participações de Ivete Sangalo e Bráulio Bessa.

Simone Zuccolotto

Jornalista, diretora, roteirista, crítica de cinema e pesquisadora. Formada em Jornalismo pela PUC-RJ e pós-graduada em roteiro de cinema. Especialista em jornalismo cultural, passou por veículos como TV Cultura, Telecine e Multishow e colaborou com Valor Econômico, O Globo e revistas e catálogos especializados. É diretora, roteirista e repórter no Canal Brasil/TV GLOBO. Assina a direção e roteiro de séries como “Tá só começando” (2023); “De semelhanças e coincidências” (2018); “A mulher no cinema” (2017); “Nas sombras do medo” (2016); Encontros e desencontros do cinema brasileiro (2015); “Mordaça” (2014), “Foi bom pra você benzinho?” (2006) entre outras. Pesquisadora, tutora de WIPs e mediadora.  ncora de eventos ao vivo: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; Prêmios Platino do Cinema Ibero-Americano; Festival de Cinema de Gramado; Festival de Cinema de Brasília; Prêmio da Música Brasileira; Rock Brasil; Festival de Inverno entre outros. Membro da Abraccine –  Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Thaís Souto Amorim

Thais é neta de Dona Abadia e bacharel em Serviço Social. Atua como Gestora de Projetos Socioculturais e exerce um trabalho com foco nas estratégias de reconexão entre as narrativas artístico-culturais e negritude.

Valéria Barcellos

Atriz, cantora, curadora, DJ, escritora, palestrante e performer. Usa sua arte e performances para evidenciar e territorializar corpos trans e negros nos espaços.Homenageada por duas vezes no festival de Cinema de  Gramado, recebeu também os prêmios “Nosso Orgulho” por seu livro solo “Transradioativa”e atualmente Lançou seu novo CD Saraval, além de integrar o elenco de Terra e Paixão e Masked Singer pela  Rede Globo de Televisão.

Compartilhe: