Suely Bispo é a Homenageada Capixaba do 31º Festival de Cinema de Vitória. A homenagem começa com a Coletiva da Homenageada, 20 de julho, sábado, às 17 horas, no Hub ES+. O evento marca o lançamento do Caderno do Homenageada, publicação inédita que trata da vida e trajetória profissional da artista. Na sequência, às 19 horas, no Teatro Glória, é a vez da Cerimônia de Homenagem, em que a artista receberá o Troféu Vitória e o carinho do público.  

Com um percurso de mais de três décadas nos palcos capixabas, dezenas de trabalhos no cinema e a participação em uma importante obra da teledramaturgia nacional, além de vários livros, é possível perceber na vida profissional desta baiana radicada no Espírito Santo, a pluralidade nas múltiplas atuações como artista. No cinema esteve em 3331 (2011), de Jorge Nascimento, Beatitude (2015), de Délio Freire, Os Mais Amados (2018), de Rodrigo de Oliveira, A Matéria Noturna (2021), de Bernard Lessa; e no terror Destinos das Sombras (2023), de Klaus Berg. Na TV brilhou como Doninha, na novela Velho Chico (2016), de Benedito Ruy Barbosa. 

Nos palcos esteve em dezenas de produções, como Shakespearianas (1998), solo que adapta textos de personagens femininas de William Shakespeare, com dramaturgia da própria Suely, e uma longeva parceria com o Teatro Experimental Capixaba, que teve início com o espetáculo Fausto (1995), inspirado na consagrada obra de Marlowe e Goethe, e segue até os dias atuais com Corpus em Vidas (2023), trabalho mais recente da companhia. Autora consagrada, a poesia atravessa o trabalho de Suely. Tanto que, entre inúmeros textos publicados, destacam-se três livros dedicados ao gênero: Desnudalmas (2009), Lágrima Fora do Lugar (2016) e Conversas Com o Silêncio (2022).

31º FCV

De 20 a 25 de julho, acontece o 31º Festival de Cinema de Vitória, que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com sessões especiais, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, da TVE Espírito Santo e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Foto: Luara Monteiro/ Acervo Galpão IBCA

SERVIÇO

Coletiva da Homenageada Capixaba – 31º Festival de Cinema de Vitória
Data: sábado (20)
Horário: 17 horas
Local: auditório do Hub ES+ – Praça Costa Pereira, 30 – Centro, Vitória (ES)
Cerimônia de Homenagem – 31º Festival de Cinema de Vitória
Data: sábado (20)
Horário: 19 horas
Local: Teatro Glória (Sesc Glória), Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória (ES)
Aberto ao público
Compartilhe: