“No universo do fantástico, uma prudência distinta se faz necessária ao espectador. Uma espécie de sincronia dos sentidos é apurada para a entrada em uma nova realidade. Não apenas do olhar, mas também de toda a ambientação ao se mergulhar em certos universos”. É assim que o curador Waldir Segundo define a 6ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico, que acontece no dia 21 de julho, domingo, às 16 horas, na Sala Cariê Lindenberg – 2º andar, do Sesc Glória.

A mostra faz parte da programação do 31º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, na cidade de Vitória, e conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. 

“A 6ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico, propõe a você, a cada ano, uma liturgia cinematográfica. Composta pela sala escura, o ar gelado e o som perfeitamente calibrado, ela te convida a testemunhar três perspectivas insólitas e fascinantes”, afirma Segundo.

O documentário Do Observatório me Viram (foto), dirigido por Thaís Silva e Giovanna Giovanini, é uma produção feita no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. “Uma das diretoras percebe traços peculiares de sua família. No cenário estrelado da enigmática cidade de Passa-Tempo, o encontro desses dois familiares até então desconhecidos dá origem a uma intrigante narrativa de ficção científica rural brasileira”, pontua o curador.

De São Paulo, a ficção Arapuca, de Joel Caetano, o curador revela que o filme mostra “um filho que vislumbra o avanço de uma doença degenerativa que aflige seu pai, bloqueando ainda mais a relação já desgastada, e destacando o horror das memórias que deveriam permanecer perdidas”.

Por último, a animação baiana Curacanga, do diretor Mateus Di Mambro. “Tendo como pano de fundo o folclore brasileiro, traz um testemunho entre obsessões fragmentadas e criaturas de um sacrilégio”. 

31º FCV

De 20 a 25 de julho, acontece a 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com opatrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like e da Carla Buaiz Jóias, da TVE Espírito Santo e do Canal Like. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO
6ª MOSTRA DO OUTRO LADO – CINEMA FANTÁSTICO
Quando: 21 de julho (domingo)
Horário: 16 horas 
Local: Sala Cariê Lindenberg – 2º Andar, Sesc Glória
Aberto ao público 
Compartilhe: