As produções da 8ª Mostra Nacional de Videoclipes, do 31º Festival de Cinema de Vitória, vêm de São Paulo, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Distrito Federal. O público vai assistir 14 filmes com músicas de bandas de diferentes regiões brasileiras, na Sala Marien Calixte, terceiro andar do Sesc Glória, no dia 24 de julho, a partir das 14h.
A 8ª Mostra Nacional de Videoclipes faz parte da programação do 31º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, na cidade de Vitória, e conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo.
“A mostra apresenta uma rica diversidade de produções que exploram, em grande parte, a relação entre espaço urbano e narrativa visual. Cada vídeo selecionado oferece uma perspectiva única, ressaltando tanto o ambiente quanto as histórias que nele se desenrolam”, disseram os curadores Luiz Eduardo Neves e Suellen Vasconcelos.
Os videoclipes capixabas são de Ada Koffi e Auri, com as músicas Água Salgada, do diretor Wyucler Rodrigues, e Tirar o Melhor do Pior, do diretor Everton Radael, respectivamente. “Água Salgada é o clipe de estreia do diretor capixaba Wyucler Rodrigues, que constrói um balaio visual costurado na dança, no mar e na interpretação de Ada Koffi que dá voz à canção. Ancestralidade e fé se encontram nessa homenagem à rainha do mar”, afirmam os curadores.
Sobre o clipe da banda Auri, Luiz Eduardo Neves e Suellen Vasconcelos abordam a mensagem passada no vídeo. “Tirar o Melhor do Pior, de Everton Radael, explora a autonomia e a resiliência. O clipe utiliza metáforas visuais para mostrar uma pessoa lutando contra forças externas, encontrando força interior e ascendendo, refletindo a mensagem de superação da música”.
31º FCV
De 20 a 25 de julho, acontece a 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.
O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like e da Carla Buaiz Jóias, da TVE Espírito Santo e do Canal Like. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).