Uma história contada em livro que nunca foi lançado, virou filme, e agora será projetado na tela para crianças e adolescentes. Menino Monstro, de Guilherme Alvernaz, é uma produção selecionada para o 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória, e vai estar nas sessões para alunos de sete escolas da capital capixaba, entre 24 e 28 de junho. O evento faz parte da programação do 31º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, na capital capixaba.

“O Menino Monstro surgiu há uns 20 anos atrás, mas no formato de um livro nunca publicado. A ideia era falar sobre o medo das crianças ao perceber o mundo além da sua família, mas também dos pais no processo de criação dos filhos. Criei os primeiros desenhos do Nico para esse livro”, conta o diretor Guilherme Alvernaz.

Ao lado da roteirista Renata Martins, viu seus personagens crescerem numa outra perspectiva. “A ideia de transformar em filme veio quando a Renata pediu para ver meus projetos e se encantou com esse. Desde então, a ideia evoluiu tomando o formato de filme, com novos temas mais abrangentes e socialmente mais relevantes. E foi muito fácil transformar tudo em animação, pois é algo que adoro fazer e é sempre um prazer e uma diversão para mim”, afirma Alvernaz.

O diretor de Menino Monstro está empolgado com a seleção para o Festivalzinho. A oportunidade, sob a ótica de Guilherme Alvernaz, é da difusão do audiovisual no País, principalmente para um público em fase de desenvolvimento. “A formação de uma audiência que busque conteúdo nacional e reconheça a qualidade do cinema brasileiro é essencial para a consolidação de uma indústria cinematográfica  forte e independente. E essa formação começa com as crianças indo ao cinema, se divertindo com filmes brasileiros e reconhecendo sua qualidade”, acredita.

Guilherme Alvernaz aponta que a nova geração tenha cada vez mais contato com produções nacionais no cinema. “Estimular o gosto pelas histórias faladas em português, com cores, sons e cenários familiares, mesmo com a abordagem de temas mais universais, como no caso do Menino Monstro”.

O 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória tem como júri os próprios estudantes, que ao final da edição, escolhe o melhor filme. “A aprovação do público é essencial, afinal, é para eles que fazemos os filmes, certo? É uma confirmação de que estamos no caminho certo ao comunicar a ideia central da narrativa.  Significa que acertamos no tom e na intensidade, e entramos em sintonia com o público, e isso é muito gratificante”.

24º Festivalzinho de Cinema de Vitória faz parte da programação do 31º Festival de Cinema de Vitória que conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura CapixabaSecretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like e da Carla Buaiz Jóias, da TVE Espírito Santo e do Canal Like. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO 
24º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA
Quando: de 24  a 28 de junho
Horário: 09 e 14 horas
Local: Cine Metrópolis (Ufes)
Sessões exclusivas para alunos das escolas públicas
Compartilhe: