Homenageando a própria infância no interior de Minas Gerais, Bruno Bennec é diretor do curta-metragem Sacis, que foi selecionado para o 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória. A produção será exibida nas sessões para alunos de sete escolas da capital capixaba, entre os dias 24 e 28 de junho, no Cine Metrópolis, na Ufes. O evento faz parte da programação do 31º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, na capital capixaba.
“Eu sempre tive boas lembranças da minha infância no bairro onde cresci (na cidade de Muriaé), e nas idas à roça, nas casas dos avós e padrinhos. Eu estava deitado na praia em uma noite de estrelas e me veio a lembrança dos causos que me contavam sempre ao pé da cama, ou ao lado de um fogão a lenha. Me veio a lembrança de quando elas me contavam sobre o saci pererê”, explica Bennec.
O personagem foi tema da festa do primeiro aniversário, inspirando para a escrita do roteiro. “É muito especial para nós, do filme Sacis, ter como júri o público infanto-juvenil, afinal o filme é uma homenagem à infância, mesmo as que cresceram, mas que continuam sendo crianças por dentro em seus corações”, disse o diretor do curta selecionado para o Festivalzinho.
Nas sessões, crianças e adolescentes de escolas públicas da Grande Vitória têm a oportunidade de assistir produções que não estão no circuito comercial. Os atores do curta-metragem de Bruno Bennec também são crianças de escolas públicas e de regiões periféricas da cidade de Muriaé.
“A formação de público é essencial para manter viva a nossa cultura e a cultura das telas. Formar público desde criança é com toda a certeza uma grande iniciativa do Festivalzinho, que aplica a cultura do cinema. Foi e é uma grande alegria poder fazer parte da história desse festival tão gigantesco e importante para a difusão do cinema e das produções independentes do nosso país”.
O 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória faz parte da programação do 31º Festival de Cinema de Vitória que conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like e da Carla Buaiz Jóias, da TVE Espírito Santo e do Canal Like. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).