O segundo dia da Sessão Quatro Estações, no projeto Quatro Estações: Espírito Santo Diverso, teve a exibição do primeiro episódio da websérie Corpo Flor, de Izah Candido e Wan Viana, e o documentário Transvivo, de Tati Franklin. As produções dialogam sobre a corporeidade no universo LGBTQIAPN+. O evento aconteceu na quinta-feira (06), no Centro de Vitória, Hub ES+.  

Quem abriu a sessão foi Corpo Flor, com o episódio piloto Arte, Sexualidade e Transgressão, que entrevista a psicóloga Castiel Brasileiro Vitorino. A websérie aborda temas como juventude, negritude e sexualidade, observando como corpos que fogem da heteronormatividade dialogam com o mundo. Logo após, a plateia assistiu Transvivo. Lançado em 2017, o documentário acompanha as vivências dos jovens Izah e Murilo, enquanto passam pelo processo de transição de gênero.

DEBATE 

Na sequência, o público (foto abaixo) participou do debate Mesas Cenas Diversas. O bate-papo promoveu reflexões sobre as obras, a partir de reflexões dos realizadores sobre seus filmes e da troca com o público. No segundo dia de exibição, a conversa com Izah Candido e Tati Franklin, foi mediada pela mestra em comunicação, roteirista e diretora Karol Mendes. “É muito massa a gente se encontrar e ver que as referências que a gente procurava antes, agora somos nós”, disse Karol Mendes.

Entre outros assuntos, Tati Franklin relembrou uma história curiosa sobre o processo de criação de Transvivo. “Tinha tempo que eu não assistia Transvivo. Na época, perdi o filme porque não tinha HD. A gente se olhou e disse que iria refazer as entrevistas, ficando mais tempo juntos. Depois disso, a gente está fazendo filmes, e todo mundo está trabalhando. A gente se aproximou em outras dimensões. Perdemos o HD, mas refizemos tudo de forma coletiva”.

Izah Candido, que é diretor de Corpo Flor e personagem em Transvivo, falou sobre a trajetória que percorreu nos anos seguintes às produções. “Estar aqui hoje é uma forma de ver onde a gente chegou. Quando me vi fazendo cinema, não parei mais. Tenho feito produção, mas estou retomando a realização. Para mim foi um momento onde percebi que era possível viver de cinema, fazer as paradas que eu acredito. Falo sobre mim, mas também falo como profissional”.

CATÁLOGO 

O público que compareceu ao segundo dia de exibições do Quatro Estações Espírito Santo Diverso, recebeu o Catálogo Quatro Estações Espírito Santo Diverso, que registra a memória do projeto, e foi distribuído gratuitamente no evento. A publicação impressa apresenta um perfil inédito de cada um dos realizadores, ficha técnica e a trajetória dos filmes selecionados pelos festivais. Outro destaque é o artigo Atrevid@s e Resistentes: Um Olhar Queer Sobre o Audiovisual e as Artes Capixabas, do pesquisador Erly Vieira Jr, que traça um panorama histórico da cena artística LGBTQIAPN+ no Espírito Santo.

O projeto Quatro Estações Espírito Santo Diverso é realizado com recursos do Funcultura, por meio do Edital de Seleção de Projetos no 015/2022 – Difusão Audiovisual, da Secretaria da Cultura (Secult). O evento conta com o apoio do Hub ES+ e a realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e ArteIBCA.

Fotos: William Caldeira/ Acervo Galpão IBCA

Compartilhe: