O Laboratório Quatro Estações, formação com ênfase no processo de escrita de um roteiro, foi um sucesso. A oficina faz parte do projeto Quatro Estações Espírito Santo Diverso, e aconteceu de 04 a 06 de junho, no Hub ES+, no Centro de Vitória. Ministrada por Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, o laboratório era exclusivo para o público LGBTQIAPN+.  

Durante a formação, Tati Rabelo e Rodrigo Linhales abordaram todo o processo para que a obra audiovisual tenha qualidade desde a pré-produção até a finalização e distribuição. “A intenção era despertar esse interesse. Acho super importante nossa comunidade poder escrever sobre a gente. Falamos muito uma frase que é ‘parem de nos matar na vida e nos filmes’. Então, acho que a gente conseguir formar autores da comunidade LGBT, para contarmos nossas próprias histórias, tem um peso. É importante ser ouvido, ainda mais num espaço público como esse, com as ferramentas necessárias e possíveis para ajudar a crescer e formatar as ideias de uma forma comercial também. Falamos de como funciona o roteiro clássico, porque a gente tem que entender como funcionam as regras clássicas, para conseguir subverter”, frisou Tati Rabelo.

Entre os temas da formação estão a elaboração de narrativas audiovisuais, construção de personagens, elementos da narrativa e estrutura dramática. O laboratório permitiu que o público entendesse a importância do roteiro e seu processo criativo na produção audiovisual. 

Júlia Machado, uma das alunas do Laboratório Quatro Estações, disse que tem propostas próprias para executar o que aprendeu durante a formação. “Já consegui ter algumas ideias voltadas para o docudrama e para a ficção. Ensinaram bastante a gente trabalhar como conseguir trazer a identificação com o público e o que a gente quer colocar, da nossa imaginação, aquilo que a gente quer como artista, como roteirista, como diretor, com a função que for demandado”.

João Giry (foto), que também participou do Laboratório, destacou a importância de realizar uma formação com qualidade de forma gratuita.“Para mim, que sou apaixonado por cinema e por escrever histórias, acho que para além disso, trouxe ferramentas para como deixar o roteiro preparado e inscrever projetos, investimentos para realizar os filmes. O principal é que essas iniciativas continuem facilitando a vida da gente, com políticas públicas em geral. Nem todo mundo tem acesso, ainda mais num espaço gratuito”.  

As inscrições para o Laboratório Quatro Estações aconteceram durante o mês de maio, em formato online aqui no site do 31º Festival de Cinema de Vitória, exclusivo para pessoas LGBTQIAPN+ com idade mínima de 18 anos. A seleção foi por ordem de inscrição com as 20 vagas esgotadas.

O projeto Quatro Estações Espírito Santo Diverso é realizado com recursos do Funcultura, por meio do Edital de Seleção de Projetos no 015/2022 – Difusão Audiovisual, da Secretaria da Cultura (Secult). O evento conta com o apoio do Hub ES+ e a realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e ArteIBCA.

Fotos: William Caldeira/ Acervo Galpão IBCA

Compartilhe: