Uma forma de experimentar novos formatos no audiovisual é colocar lado a lado a relação familiar com o trabalho, algo que Felipe Risallah enxergou para produzir a animação Fala, Vô!. O curta-metragem será exibido na 13ª Mostra Foco Capixaba, que acontece no dia 20 de julho, às 19 horas, no Teatro Glória. A sessão faz parte da programação do 31º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, na cidade de Vitória.

A proposta para a construção do filme aconteceu quando o diretor decide juntar os estudos que estava fazendo na época com uma homenagem a uma pessoa importante em sua vida. “A ideia surgiu após o falecimento do meu avô, Domingos Nascimento, em setembro de 2020. Como forma de homenagem, escolhi realizar Fala, Vô! em formato de animação 3D, porque estava aprendendo sobre este formato e vi o filme como oportunidade de me aprofundar”, conta Risallah.

O realizador garante que o processo de produção do filme aconteceu diferente do que ele considera usual. “Como boa parte da produção foi feita apenas por mim, precisava conciliar a produção do filme com a faculdade (o curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes) e algumas outras demandas de trabalho. A obra levou cerca de 1 ano e 6 meses para ser finalizada. Foi um processo cheio de incertezas, aprendizados e novidades”, conta Felipe, que lançou o filme pela sua produtora, a FR Visuals.

No contexto de novidades na vida profissional, Risallah não sabia ao certo o que aconteceria com o filme, tampouco se ele chegaria ao final. Assim, a fase prévia da produção teve o realizador dublando personagens da animação. Depois dos primeiros cortes do filme, o diretor convidou os atores Paulo e Beni Coelho, avô e neto, respectivamente, algo que foi coincidência. “Deixei para buscar atores de voz apenas no processo de pós-produção do curta-metragem. Dito isso, para realizar a animação dos personagens, fiz uma ‘pré-dublagem’ e realizei a animação do rosto de todos os personagens em cima da minha voz”.

O personagem Neto, no filme, toca uma cítara (instrumento de cordas) durante o aniversário do avô. A cena é inspirada em uma experiência do próprio realizador.  “O parabéns tocado por Neto no filme, é uma recriação exata do último parabéns enviado pelo meu avô, comemorando o aniversário dos meus pais em agosto de 2020. O áudio oficial era do meu avô, mas foi recriado por André Akira por questões técnicas”.

A exibição de Fala, Vô! no 31º Festival de Cinema de Vitória será a estreia do filme numa tela de cinema. Felipe Risallah celebra a oportunidade depois de ter se inscrito e ser selecionado para o evento. “Realizei a inscrição sem nenhuma expectativa, porque sei da importância do Festival de Cinema de Vitória e da qualidade dos projetos inscritos. Por isso, ser selecionado foi uma sensação única, não imaginava que aconteceria. Essa será minha primeira participação em algum festival, tanto com Fala, Vô!, quanto da minha vida, e é muito especial estar ao lado de produções tão relevantes. Ansioso para ver Fala, Vô! pela primeira vez numa telona. Vai ser legal demais”.

31º FCV

De 20 a 25 de julho, acontece a 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.

31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura CapixabaSecretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, da TVE Espírito Santo e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Compartilhe: