Comissão de Seleção

Sessão de Curtas

Flavia Candida

Curadora, cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF, onde dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2002. Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 90´s no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora na programação e curadoria de diversos festivais e mostras como Curta Cinema, Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo , Goiânia Mostra Curtas, Festival de Cinema de Vitória e Século XXI: Mulheres, Ação! Como analista e consultora de projetos trabalha na seleção de laboratórios como BR Lab, Plataforma Lab, ICUMAM Lab, consultoria no Laboratório de Projetos do Curta Cinema 2015 e seleção em 2018.

Erly Vieira Jr

Cineasta, curador, escritor e pesquisador na área audiovisual. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2012), é professor do Departamento de Comunicação Social e do POSCOM-Ufes. Realizou dez curtas-metragens, entre documentários e ficções, exibidos em diversos festivais dentro e fora do Brasil. É autor dos livros Marcus Vinícius – A presença do mundo em mim (2016), Plano Geral – Panorama histórico do cinema e vídeo no Espírito Santo (2015), Exercícios do olhar, Exercícios do sentir (2019), Realismo sensório no cinema contemporâneo (2020) e Rasuras – 40 anos de vídeo experimental no Espírito Santo (2021). Desde 2012, é um dos curadores do Festival de Cinema de Vitória. É integrante do coletivo cultural Baile.

Waldir Segundo

Mestrando em Cinema e Artes do Vídeo e Graduado em Cinema e Audiovisual, foi Programador do Cine Metrópolis, foi assistente de curadoria do 23º Festival de Cinema de Vitória e curador do 24º, 25º, 26º, 27º e 28º Festival de Cinema de Vitória e também participou da Comissão de Visionamento do 30º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. Atualmente produz e faz o processo curatorial do programa TV É Cinema, na TV Educativa ES.

Sessão de Longas

Gilberto Alexandre Sobrinho

Professor no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua há mais de duas décadas no ensino e pesquisa sobre cinema e audiovisual, em projetos no Brasil e no exterior. Foi Professor Visitante no Departamento de Cinema da San Francisco State University (Estados Unidos), na Universidad Iberoamericana (México), e recentemente integrou um projeto sobre artes participativas junto com a Universidade de Leeds (Inglaterra), Índia e África do Sul, resultando no documentário Um Pouco de Tudo, Talvez(2018). Publicou vários livros e artigos, entre os quais O autor multiplicado, Um estudo sobre os filmes de Peter Greenaway (Editora Alameda) e Cinema em Redes; Tecnologia, política e estética na era digital (Papirus). Como cineasta, dirigiu também a Trilogia Afro-Campineira: Diário de Exus (2015), A Dança da Amizade (2017), A mulher da Casa do Arco-Íris (2018) e prepara o lançamento da série Améfrica.TV (2019).

Festivalzinho de Cinema de Vitória

Rosemeri Barbosa

Colaboradora voluntária do Festival de Cinema de Vitória desde 1998, já participou de vários projetos, como Estúdio Aberto Anima Mundi, Festival de Jovens Realizadores do Mercosul, Cine Itinerante e Projeto Animação. Interessada em projetos de cinema de Animação, desde 2004 vem atuando na coordenação e produção do Festivalzinho de Cinema de Vitória, assumindo a curadoria do evento em 2011.