Um olhar crítico e irônico sobre as relações amorosas contemporâneas. É por esse universo que transita A Cozinha, que marca a estreia do ator Johnny Massaro na direção de longas-metragens. O filme será exibido na Sessão Especial do 30º Festival de Cinema de Vitória, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
A sessão acontece no dia 22 de setembro, sexta-feira, às 16 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis uma hora antes do início da sessão.
Johnny Massaro, que nos últimos anos criou uma relação de proximidade com a capital do Espírito Santo, está ansioso com o lançamento do longa dentro da programação do Festival de Cinema de Vitória. “Tenho um carinho imenso pela cidade, pelo festival e pela gente de Vitória! Depois de participar como ator com o filme capixaba Os Primeiros Soldados, como apresentador, e agora como realizador, me deixa altamente emocionado. Vai ser lindo compartilhar A Cozinha nesse festival que sempre me faz sentir em casa!”, afirmou o ator, que esteve recentemente em Terra e Paixão, novela das 21 horas da Rede Globo.
O FILME
A produção é uma adaptação do texto de Felipe Haiut e manteve o elenco original da peça homônima encenada em 2017. O roteiro gira em torno do reencontro de Miguel (Felipe Haiut), artista em crise, e Rodrigo (Saulo Arcoverde), um amigo de infância. Porém as presenças inesperadas de Letícia (Julia Stockler), com quem Miguel vive um relacionamento fracassado, e Carla (Catharina Caiado), noiva de Rodrigo, instauram um clima de tensão entre eles.
Em meio a conversas banais e o resgate de memórias reprimidas, a hostilidade entre os quatro se transforma em tragédia quando Letícia questiona a sexualidade de Miguel. O longa estreou na Première Brasil Novos Rumos do 24º Festival do Rio, em outubro de 2022, sendo o único filme do evento a ganhar sessão extra. No mesmo mês, participou da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com todas as sessões esgotadas.
A EQUIPE
A equipe do filme é formada por artistas que movimentam a cena cultural contemporânea, como o diretor de fotografia argentino Diego Robaldo, em parceria com a Psycho N’Look, o produtor musical Arthur Braganti, indicado ao Grammy Latino por Letrux aos Prantos, o desenhista de som Bernardo Uzeda através da Aura Post, a atriz Julia Stockler, protagonista do filme A Vida Invisível, de Karim Ainouz, vencedor do prêmio Un Certain Regard na edição de 2019 do Festival de Cannes, e a cantora Alice Caymmi, em uma contribuição musical especial.
SOBRE JOHNNY MASSARO
Formado em Cinema e com mais de 18 anos de carreira como ator, Johnny Massaro soma mais de 18 produções cinematográficas – entre longas e curtas-metragens – novelas, séries e espetáculos teatrais. Trabalhou com nomes como Luiz Fernando Carvalho, Selton Mello e Bibi Ferreira. Como produtor e diretor, realizou três filmes curtas-metragens. Em 2021, dirigiu Nordeste Ficção, filme-show de Juliana Linhares, com participação de Zeca Baleiro, baseado no álbum homônimo da cantora.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).