De 12 a 27 de janeiro, o 30º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – que conta com patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura – pegou a estrada e percorreu 643 quilômetros para apresentar uma programação gratuita de música e cinema nos balneários da Praia do Morro (Guarapari), Pontal do Ipiranga (Linhares) e Castelhanos (Anchieta). O evento, que é um desdobramento do Festival de Cinema de Vitória, tem o objetivo contribuir com a formação de plateia, promover o lazer cultural e aproximar o cinema brasileiro do público de forma leve e divertida, reuniu aproximadamente 13 mil pessoas nas três cidades.
Cada um dos três municípios recebeu, no primeiro dia de evento, uma sessão de cinema ao ar livre, que exibiu seis curtas-metragens realizados com o apoio da Chamada Petrobras Cultural 2022. Os filmes selecionados, todos com classificação indicativa livre e com tradução ao vivo em libras, foram O Micronauta, de Emerson Rodrigues; Martina e Guará, de Paula de Abreu; Maréu, de Nicole Schlegel; Auts e Stella, de Renato Barreto; As Aventuras da Toninha Babi, de Naira Albuquerque e Tom Gonçalves; e A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira.
As produções abordam de forma lúdica, inúmeros assuntos que atravessam o cotidiano de crianças, adolescentes e adultos. Entre os temas estão a preservação ambiental, o respeito à diversidade, a democratização da ciência, o autismo e as relações de amizade.
Agilson José Cristo, turista de Colatina, assistiu a sessão no balneário de Pontal do Ipiranga. Ao lado da esposa Fabíola Fachetti, e do casal de netos, ele aprovou a exibição. “Achei a sessão maravilhosa. Eu estou com meus netos e trouxe eles para aproveitar”, disse ele, que destacou a seleção de filmes da noite. “Achei muito interessante, os curtas educativos. Tudo muito bacana. Cultura nunca é demais”.
Em cada um dos municípios foi recriada uma sala de cinema com cadeiras para os espectadores, equipamentos de som e de projeção – que incluía um telão de LED gigante – , para garantir a excelência das exibições, além de um tapete vermelho. Tudo para transportar o público para dentro do universo mágico da sétima arte.
É NO PAGODE
Além da programação audiovisual, o 30º Festival de Cinema de Vitória Itinerante também foi palco para a produção musical do Espírito Santo. No segundo dia de evento, o público curtiu apresentações de samba e pagode, ritmos que são a cara do verão brasileiro, com o Clube do Samba.Vix, em Guarapari e Anchieta; e Samba Mais, em Linhares.
O Clube Samba.Vix é uma roda de samba que faz parte da tradição de Vitória (ES). O grupo se apresenta há 17 anos no Clube de Pesca “Mar e Terra”, em Santo Antônio. Natural do município de Linhares, o Samba Mais, combina o swing do samba e do pagode, além do axé, com um som da melhor da qualidade. As apresentações animaram o público e encerraram a programação de cada município com muita alegria e alto astral.
SORTEIO
O público que compareceu às atividades do 30º Festival de Cinema de Vitória (FCV) Itinerante participou do sorteio de bicicletas e de brindes exclusivos do FCV. Em cada cidade era sorteada uma bike por dia e uma bolsa de praia super estilosa.
Para concorrer era preciso preencher uma cédula, distribuída pela equipe do evento, com o nome completo e telefone e, ao final da programação do dia, depositar o impresso em uma urna e torcer. Foram doze sorteados, quatro por cidade, nos três finais de semana do projeto.
MOBILIZAÇÃO
Durante toda a execução do 30º Festival de Cinema de Vitória Itinerante a equipe do projeto realizou a ação de mobilização, abordando moradores e turistas nas praias, praças, bares, restaurantes e no comércio em geral com a finalidade de apresentar a programação do evento, além de deixar um folder de divulgação que compilava as atrações do itinerante. O trabalho de mobilização, aliado a outras importantes ações de divulgação, garantiram o sucesso e o carinho do público que prestigiou a caravana itinerante do 31º FCV.
O 30° Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
Comentários