O 30° Festival de Cinema de Vitória Itinerante pega a estrada para promover a união entre o turismo e a cultura no litoral capixaba durante o mês de janeiro de 2024. O evento, que conta com patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, é um desdobramento do Festival de Cinema de Vitória e tem como objetivo contribuir com a formação de plateia, promover o lazer cultural e aproximar o cinema brasileiro do público de moradores e turistas de forma leve e divertida.
A caravana itinerante passará por três municípios do estado, às sextas e sábados, a partir das 19 horas, durante três finais de semana consecutivos. A programação tem início na Praia do Morro, nos dias 12 e 13 de janeiro, na cidade de Guarapari. Depois segue para Pontal do Ipiranga, em Linhares, nos dias 19 e 20 de janeiro, e fecha o circuito em Castelhanos, no litoral de Anchieta, nos dias 26 e 27 de janeiro.
Em cada uma das cidades que receberão a programação da itinerância uma sala de cinema será recriada com cadeiras para os espectadores, equipamentos de projeção – com telão de LED – e de som, para garantir a excelência das exibições, além de um tapete vermelho. Tudo para transportar o público para dentro do universo mágico da sétima arte, sendo um instrumento para a democratização do audiovisual brasileiro.
“As sessões do Festival de Cinema de Vitória Itinerante são eventos culturais acessíveis a uma faixa etária ampla e que são vivenciados por turistas e toda a comunidade de cada região. O foco do projeto itinerante está na democratização do acesso ao cinema e na descentralização das atividades culturais que o Festival de Cinema de Vitória oferece”, disse Lucia Caus, diretora do evento.
FILMES DO 30º FCV ITINERANTE
Com uma seleção especial voltada para toda família, e classificação indicativa livre, o 30º Festival de Cinema de Vitória Itinerante apresenta seis curtas-metragens com filmes realizados pela Chamada Cultural Petrobras 2022. As produções abordam, de forma lúdica, inúmeros assuntos que atravessam o cotidiano de crianças, adolescentes e adultos. Entre os temas estão a preservação ambiental, a democratização da ciência, o autismo e as relações de amizade.
As sessões têm início às 19 horas e o público irá conferir os seguintes curtas: O Micronauta, de Emerson Rodrigues; Martina e Guará, de Paula de Abreu; Maréu, de Nicole Schlegel; Auts e Stella, de Renato Barreto; As Aventuras da Toninha Babi, de Naira Albuquerque e Tom Gonçalves; e A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira.
APRESENTAÇÕES MUSICAIS
Cada uma das três cidades que integram a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória Itinerante receberá uma atração musical, sempre no segundo dia do evento, a partir das 19 horas.
Quem abre a programação musical do evento, no sábado (13), na Praia do Morro, em Guarapari, é o Clube do Samba.Vix (foto), roda de samba que faz parte da tradição de Vitória (ES). O grupo, que se apresenta há 17 anos no Clube de Pesca “Mar e Terra”, em Santo Antônio, tem um extenso repertório de sucessos do Samba e do Pagode. Eles também serão a atração da itinerância em Castelhanos (Anchieta), no dia 27 de janeiro.
Em Pontal do Ipiranga, o som fica por conta do Samba Mais. Natural do município de Linhares, o grupo combina samba, animação e pagode da melhor qualidade. Ao som do surdo, repique, tantan, pandeiro e reco reco, a energia vai lá em cima colocando o público para sambar mais e mais. A apresentação acontece no dia 20 de janeiro.
SORTEIO
Além da programação cultural, o público poderá participar do sorteio de bicicletas. Serão duas por cidade, totalizando seis bikes. Para participar, basta preencher as cédulas que serão distribuídas e aguardar o sorteio que acontece sempre ao final da programação de cada dia. Caso seja premiado, o vencedor precisa estar presente para retirar o prêmio.
O 30° Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
Comentários