A programação do 30º Festival de Cinema de Vitória (FCV) segue intensa para os cinéfilos. Nesta terça-feira (19), segundo dia do evento, o público vai conferir no Teatro Glória, a primeira sessão da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e a segunda noite da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. As Mostras Competitivas também ganham o horário da tarde com a 10ª Mostra Outros Olhares e a 12ª Mostra Corsária, além da primeira sessão da mostra A Cinemateca é Brasileira. 

As atividades de formação entram na programação com o Workshop Narrativas Audiovisuais, com Leandro Soares, no Centro Universitário Faesa. O público infantojuvenil segue marcando presença nas sessões do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória, no Cine Metrópolis, na Ufes. Confira abaixo os destaques da programação.

27ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS 

Uma das mais concorridas janelas do formato no país, a 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas exibe seu Programa Um, a partir das 19 horas, no Teatro Glória, no Sesc Glória. Na programação, três curtas que apresentam recortes potentes e instigantes da nova safra do cinema brasileiro. São eles: Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo (foto), de Guilherme Xavier Ribeiro; E Nada Mais Disse, de Julia Menna Barreto; e O Último Rock, de Diego de Jesus. 

13ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS 

Fechando a programação do segundo dia do 30º FCV, no Teatro Glória, a 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas exibe o filme Represa, de Diego Hoefel. Após a morte de sua mãe, um homem atravessa o país para vender um terreno que pertencia a ela. Para isso, precisa ter o consentimento de um irmão que até então não conhecia. 

10ª MOSTRA OUTROS OLHARES

O programa um da 10ª Mostra Outros Olhares, intitulado Outras Estórias apresenta traz pequeno conjunto de fabulações audiovisuais. A janela, que propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares, exibe cinco curtas-metragens. São eles: Jaguanum, de Samuel Lobo; Circuito, de Alan Sousa e Leão Neto; Barra Nova (foto), de Diego Maia; Nina e o Abismo, de Alice Name-Bomtempo; e Amigo Secreto, de Rui Calvo. A sessão tem início às 14 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória. 

12ª MOSTRA CORSÁRIA 

Inspirada no filme Alma Corsária, de Carlos Reichenbach (1945-2012), a 12ª Mostra Corsária acontece a partir das 16 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória. A janela de exibição é dedicada à experimentação de linguagens e estéticas e, nesta edição,  apresenta sete filmes: Pelas Ondas Lambem-se às Margens, de Hyndra; Nossos Passos Seguirão os Seus, de Uilton Oliveira; Patuá, de Renaya Dorea; Capuchinhos, de Victor Laet, Desmonte (foto), de Clara Pignaton e Hugo Reis; The Patriarchal Period, e Patrícia Froes; Um Céu Partido ao Meio, de Danielle Fonseca; Nada Haver, de Juliano Gomes.

A CINEMATECA É BRASILEIRA 

Em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca, a mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira apresenta títulos que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas,  demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de um século de história. O longa-metragem que abre a programação é São Paulo: Sinfonia da Metrópole, de Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny. Inspirados pelo clássico Berlim: sinfonia da cidade (1927), os diretores –  donos de um dos melhores laboratórios de cinema da época – produziram este documentário que apresenta procedimentos criativos e inovadores de montagem e de linguagem cinematográfica para exaltar o progresso econômico da cidade de São Paulo. A sessão acontece a partir das 14 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória. 

DEBATES

Comandado pelo jornalista e crítico de cinema Filippo Pitanga o debate com os realizadores ou representantes da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas e 12ª Mostra Foco Capixaba acontece na manhã desta terça-feira (19), às 10 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi. Os debates são abertos ao público.

FORMAÇÃO 

Com a proposta de abordar os principais elementos para materializar uma ideia em narrativa audiovisual, o Workshop Narrativas Audiovisuais, com Leandro Soares, vai propor um bate-papo sobre estrutura, personagens, história e diálogos, passando pelo máximo de pontos importantes sobre o estudo e as técnicas do roteiro para, mais do que uma exposição em si, instigar uma conversa e produzir interesse nos alunos para continuar o exercício, a pesquisa e o estudo. A formação é exclusiva para os estudantes do Centro Universitário – Faesa.

23º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA 

O segundo dia do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória segue animando a criançada! A janela audiovisual, que é exclusiva para alunos das escolas estaduais e municipais da Grande Vitória, acontece até o dia 22 de setembro, às 9 e 14 horas, no Cine Metrópolis.  Com foco em promover o intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, a mostra apresenta sete curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil. Os filmes que serão exibidos são: Amei te Ver, de Ricardo Garcia; Super-Heróis, de Rafael de Andrade; Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio; O Passarinho Menino, de Ursula Dart; Anacleto, o Balão, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; e Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante. Fora de competição, o público mirim também vai conferir a animação Maréu, de Nicole Schlegel, curta-metragem premiado na Chamada Petrobras Cultural 2020.

ENTRADA GRATUITA 

Toda a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória tem entrada gratuita. Para as exibições e atividades que acontecem no Sesc Glória, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro, sempre uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço. As sessões do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória são exclusivas para os alunos das escolas da rede pública de ensino da Grande Vitória previamente cadastradas. As atividades de formação são para o público previamente inscrito. 

O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
18 A 23 DE SETEMBRO
19 de setembro
Terça-feira 
8h – Centro Universitário Faesa 
– Workshop Narrativas Audiovisuais, com Leandro Soares
9h e 14h – Cine Metrópolis – Ufes
– 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória
Amei te Ver (Ricardo Garcia, FIC, SP)
Super Heróis (Rafael de Andrade, FIC, DF)
Ciranda Feiticeira (Lula Gonzaga e Tiago Delacio, ANI, PE)
O Passarinho Menino (Ursula Dart, FIC, ES)
Anacleto, o Balão (Carol Sakura e Walkir Fernandes, ANI, PR)
Ela Mora Logo Ali (Fabiano Barros e Rafael Rogante, RO)
10h – Hotel Senac Ilha do Boi
– Debate com os realizadores da 12ª Mostra Foco Capixaba e da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
14h – Sala Cariê Lindenberg – Sesc Glória
– 10ª Mostra Outros Olhares – Programa Outras Estórias
Jaguanum (Samuel Lobo, FIC, RJ)
Circuito (Alan Sousa e Leão Neto, FIC, CE)
Barra nova (Diego Maia, ANI, CE)
Nina e o abismo (Alice Name-Bomtempo, FIC, RJ)
Amigo Secreto (Rui Calvo, FIC, SP)
14h – Sala Marien Calixte – Sesc Glória
– Mostra A Cinemateca é Brasileira
São Paulo: a Sinfonia da Metrópole (Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny, DOC, 1929)
16h – Sala Marien Calixte – Sesc Glória
– 12ª Mostra Corsária 
Pelas ondas lambem-se às margens (Hyndra, DOC, BA)
Nossos passos seguirão os seus (Uilton Oliveira, DOC, RJ)
Patuá (Renaya Dorea, EXP, RJ/Cuba)
Capuchinhos (Victor Laet, EXP, PE)
Desmonte (Clara Pignaton e Hugo Reis, EXP, ES)
The patriarchal period (Patrícia Froes, EXP, RJ)
Um céu partido ao meio (Danielle Fonseca, DOC, PA)
Nada Haver (Juliano Gomes, DOC, MG/ES/RJ)
19h – Teatro Glória – Sesc Glória
– 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas 
Ainda restarão robôs nas ruas do interior profundo (Guilherme Xavier Ribeiro, FIC, SP)
E nada mais disse (Julia Menna Barreto, DOC, RJ)
O último rock (Diego de Jesus, FIC, ES)
– 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Represa (Diego Hoefel, FIC, CE)