Começa nesta segunda-feira (18), o 30º Festival de Cinema de Vitória (FCV)! No ano em que celebra três décadas de história, o festival promove seis dias de programação intensa para os apaixonados pelo audiovisual brasileiro com 12 mostras competitivas, debates com os realizadores, homenagens, sessões especiais e atividades de formação, transformando a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Serão exibidos 107 filmes em 80 horas de programação gratuita. 

A Cerimônia de Abertura do 30º Festival de Cinema de Vitória tem início a partir das 19 horas, no Teatro Glória, no Sesc Glória, no Centro de Vitória, e será comandada pela influenciadora Bryce Caniçali e pelo ator Alexandre Barillari.  Na sequência serão exibidos os curtas-metragens da 12ª Mostra Foco Capixaba, além da primeira produção da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Antes, às 9 e 14 horas, acontece o primeiro dia do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória, no Cine Metrópolis, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Abaixo, leia mais sobre os destaques do primeiro dia de evento.  

23º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA 

Em sua 23ª edição, o Festivalzinho de Cinema de Vitória tem como foco promover o intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infantojuvenil para o universo das artes. A janela audiovisual é exclusiva para alunos das escolas estaduais e municipais da Grande Vitória previamente cadastradas e acontece de 18 a 22 de setembro. 

A programação apresenta sete curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil. Os filmes que serão exibidos são: Amei te Ver, de Ricardo Garcia; Super-Heróis, de Rafael de Andrade; Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio; O Passarinho Menino (foto), de Ursula Dart; Anacleto, o Balão, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; e Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante. Fora de competição, o público mirim também vai conferir a animação Maréu, de Nicole Schlegel, curta-metragem premiado na Chamada Petrobras Cultural 2020.

12ª MOSTRA FOCO CAPIXABA 

Dando início as exibições noturnas do 30º FCV,  12ª Mostra Foco Capixaba. A janela é exclusiva para produções desenvolvidas por realizadores e realizadoras capixabas e oportuniza o contato do público com curtas que abordam de forma direta e não-convencional os discursos particulares da produção audiovisual do Espírito Santo. Na programação serão exibidos O Passarinho Menino, de Ursula Dart; Ruína do Futuro, de Dorottya Czakó; Trinca-Ferro, de Maria Fabíola; Marcha, Mastro e Fé (foto), de Arthur Navarro; e Mångata – Todas as Fases da Lua, de Marcella Rocha. 

13ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS

Fechando o primeiro dia de evento, a 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas exibe o documentário Incompatível Com a Vida, de Eliza Capai. O longa-metragem parte de uma experiência pessoal da diretora, que abre uma conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam.

ENTRADA GRATUITA 

Toda a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória tem entrada gratuita. Para as exibições e atividades que acontecem no Sesc Glória, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro, sempre uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço. As sessões do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória são exclusivas para os alunos das escolas da rede pública de ensino da Grande Vitória previamente cadastradas. As atividades de formação são para o público previamente inscrito. 

O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
18 A 23 DE SETEMBRO
18 de setembro
Segunda-feira
9h e 14h – Cine Metrópolis (Ufes) 
23º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis
19h – Teatro Glória (Sesc Glória) 
– Cerimônia de Abertura do 30º Festival de Cinema de Vitória 
– 12ª Mostra Foco Capixaba – Teatro Glória (Sesc Glória)
O Passarinho Menino (Ursula Dart, FIC, ES)
Ruína do Futuro (Dorottya Czakó, EXP, ES)
Trinca-Ferro (Maria Fabíola, FIC, ES)
Marcha, Mastro e Fé (Arthur Navarro, ANI, ES)
Mångata – Todas as Fases da Lua (Marcella Rocha, DOC, ES)
– 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Incompatível Com a Vida (Eliza Capai, DOC, RJ/SP)