O 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória tem como foco promover o intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infantojuvenil para o universo das artes. As exibições acontecem nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2023. São dez sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 09 e 14 horas, no Cine Metrópolis, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A programação apresenta sete curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil. Os filmes que serão exibidos são: Amei te Ver, de Ricardo Garcia; Super-Heróis, de Rafael de Andrade; Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio; O Passarinho Menino, de Ursula Dart; Anacleto, o Balão, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; e Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante. Fora de competição, o público mirim também vai conferir a animação Maréu, de Nicole Schlegel, curta-metragem premiado na Chamada Petrobras Cultural 2020. A coordenação e curadoria da mostra são de Rosemeri Barbosa.
O público principal desta edição são os estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Joaquim Barbosa Quitiba, em Cariacica; Professora Juraci Machado, em Serra; e Francelino Carneiro Setúbal, em Vila Velha. Entre as instituições municipais de ensino estão a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Senador João de Medeiros Calmon e a Unidade Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (UMEFTI) Professor Rubens José Vervloet Gomes, ambas em Vila Velha; e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Alberto de Almeida, Tancredo Neves de Almeida, Mauro Braga, Eliane Rodrigues dos Santos e Francisco Lacerda de Aguiar, além do Projeto Piedade, todos do município de Vitória. Ao todo serão atendidos aproximadamente 2500 alunos.
Ao longo de mais de duas décadas, o Festivalzinho de Cinema de Vitória contabiliza quase 170 sessões, que alcançaram um público de aproximadamente 60 mil crianças de dezenas de escolas do Espírito Santo.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Comentários