Um olhar sobre a longevidade tendo como ponto de partida a própria internação clínica. Esse olhar crítico sobre o sistema hospitalar e farmacêutico a partir de um lugar de fragilidade é o que acompanhamos em Cama Vazia, documentário de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet, que integra a 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e será exibido dentro da programação do 30º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 18 a 23 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis, na Ufes.
Segundo o co-diretor Fábio Rogério, a ideia para o trabalho surgiu a partir da internação hospitalar de um dos diretores. “Cama Vazia teve como ponto de partida uma internação de Jean-Claude Bernardet e, estando no hospital, – ele internado e eu o acompanhando – tivemos a ideia de fazer um filme que pudéssemos falar sobre longevidade e capitalismo” explicou ele.
Fábio também destacou que o trabalho de produção do filme foi “barato e rápido de ser feito”. Agora ele está aguardando para saber como o “filme vai bater no público que estará presente na sessão. Cada exibição tem suas particularidades e cada público reage de uma forma diferente”.
Sobre a seleção para o 30º Festival de Cinema de Vitória, Fábio Rogério está com boas expectativas, já que é a primeira vez que estará no evento. “O filme tem tido uma boa carreira nos festivais e foi uma boa surpresa ter sido selecionado para o Festival de Cinema de Vitória. Eu já tentei entrar algumas vezes no festival, mas só agora fui selecionado. Será a minha primeira vez no festival”.
Cama Vazia concorre ao Troféu Vitória em oito categorias: Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Comentários