Um grupo de jovens escolhem um local tranquilo da cidade para realizar manobras em suas motocicletas. Essa é a história de Ramal, curta-metragem de Higor Gomes, que integra a 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e será exibido dentro da programação do 30º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 18 a 23 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis, na Ufes.
No bairro General Carneiro, na cidade de Sabará, em Minas Gerais, é possível encontrar uma antiga vila de operários. Atrás dela, existe um viaduto sem saída que passa por cima de uma linha férrea. O lugar ficou conhecido pelos moradores da região como ramal ferroviário. A partir de 2015, Higor passou a visitar com mais frequência o local, que exalava liberdade e serenidade, a fim de realizar alguns trabalhos da faculdade.
“É um lugar cercado por uma bela paisagem, que ao longo dos anos, foi sendo descoberto por jovens que junto a suas bicicletas e motocicletas, enxergaram no ramal um ponto de encontro para a prática do grau, executando suas manobras em sossegados. Senti que o ramal é conduzido por uma vibração diferente, jovial, que abarca tanto o perigo quanto o fascínio, construindo imagens e sons instigantes”, explicou o Higor.
A pesquisa do roteiro começou no início de 2021, quando iniciou-se o registro de imagens e a busca por pessoas interessadas em atuar. Diversas imagens foram gravadas no final da tarde, visto que pôr do sol é o horário preferido dos motociclistas e foi incorporado dentro da estética do filme. O diretor compartilhou sobre suas expectativas acerca da exibição do curta no 30⁰ Festival de Cinema de Vitória: “Estou ansioso para poder apresentar o Ramal e poder aproveitar ao máximo as exibições e debates. Sinto que nosso filme tem um potencial de engajar em temas pertinentes como o lazer nas periferias, masculinidades e fabulações junto e com pessoas negras”.
Ramal está concorrendo ao Troféu Vitória em oito categorias: Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Comentários